ESTE TRABALHO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO APLICATIVO SCRATCHJR, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA COM CRIANÇAS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA CONSTRUÇÃO DE CONTOS E RECONTOS INFANTIS. SEGUIMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, NA OBTENÇÃO DOS DADOS. CONCLUÍMOS, QUE O USO DO SCRATCHJR TORNOU AS AULAS MAIS LÚDICAS E ATRATIVAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, NO ENTANTO, É NECESSÁRIO ASSOCIAR AS TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO, CONFORME AS INDICAÇÕES DA BNCC, PARA QUE AÇÕES COMO ESTA SE MULTIPLIQUE NO ESPAÇO ESCOLAR, MOTIVANDO TANTO OS/AS PROFESSORES/AS QUANTO OS/AS ALUNOS/AS. PRECISANDO INVESTIR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, POIS QUANDO DOMINAMOS UMA FERRAMENTA PODEMOS MOTIVAR AINDA MAIS, NO ESPAÇO DA SALA DE AULA.