COM A FACILIDADE DE ACESSO A DIFERENTES MÍDIAS E INFORMAÇÕES, A SENSAÇÃO DE QUE O MUNDO ESTÁ SE TORNANDO UM LUGAR MAIS INTOLERANTE E HOSTIL TEM AUMENTADO. DIANTE DESSE SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA E INSEGURANÇA, JULGA-SE RELEVANTE INVESTIR, DESDE A INFÂNCIA, EM PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA E DE REDUÇÃO DE COMPORTAMENTOS HOSTIS. NESTA PESQUISA, A EMPATIA É DEFINIDA COMO UMA HABILIDADE SOCIAL QUE PROPORCIONA AO SUJEITO A EXPERIÊNCIA DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO; E A HOSTILIDADE COMO UM ATO DE TRATAR O OUTRO COMO INIMIGO, AGIR COM AGRESSIVIDADE, INIMIZADE OU OPOSIÇÃO, PODENDO PASSAR DA VIOLÊNCIA EMOCIONAL A UMA AGRESSÃO FÍSICA. EM VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NORTEADA PELA TÉCNICA RACIONAL-AFETIVA DE PROMOÇÃO DE EMPATIA, REALIZADA COM CRIANÇAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, COM IDADES ENTRE 9 E 11 ANOS. OS DADOS OBTIDOS FORAM REGISTRADOS EM UM DIÁRIO DE CAMPO E ANALISADOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE M. MINAYO. PARA PROMOVER A EMPATIA, AS INTERVENÇÕES REALIZADAS FORAM ORGANIZADAS EM QUATRO ETAPAS: AQUECIMENTO, DRAMATIZAÇÃO, COMPARTILHAMENTO E AÇÕES PRÓ-SOCIAL. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A PROMOÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA PARA REDUÇÃO DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS MOSTROU-SE EFICIENTE: AS CRIANÇAS, QUE ANTES FALAVAM OU AGIAM DE MODO HOSTIL, PASSARAM A REALIZAR O EXERCÍCIO EMPÁTICO DE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO.  POR FIM, ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO DE INTERVENÇÃO INSPIRE OUTROS QUE CONSIDEREM PÚBLICOS DISSEMELHANTES.