O JOGO CAÇA PALAVRAS É UMA ATIVIDADE LÚDICA QUE PODE SER EMPREGADA NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO A FIM DE PROPICIAR AO ALUNO UMA MELHOR APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO. A EDUCAÇÃO É UM INSTRUMENTO NECESSÁRIO EM TODAS AS SOCIEDADES QUE A PERCEBEM COMO ALGO CAPAZ DE REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS. CONTUDO, AQUILO QUE NECESSITA SER TRANSMITIDO AS GERAÇÕES FUTURAS E O QUE PRECISA SER MODIFICADO PARA ACOMPANHAR AS DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MEIO SOCIAL É ALGO EXTREMAMENTE PROBLEMÁTICO, QUE PRECISA SER PESQUISADO DE FORMA CUIDADOSA. A PRESENTE PESQUISA BUSCARÁ DESENVOLVER UMA REFLEXÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA, BUSCANDO ABORDAR O MODO COMO TAL PERSPECTIVA CONTRIBUI PARA O PROCESSO EDUCATIVO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PLURALIDADE HUMANA. A INVESTIGAÇÃO POSSUI COMO OBJETIVO CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS FÍSICOS POR MEIO DAS PALAVRAS-CRUZADAS, BUSCANDO DESCREVER COMO ESTE RECURSO PODE SER UM INSTRUMENTO QUE NOS LEVE A PENSAR OUTRAS PROPOSTAS EDUCATIVAS QUE ULTRAPASSEM A VISÃO INSTRUMENTAL DE CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO MARCADA PELA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO. A LINGUAGEM PODE PROJETAR A EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO PLURAL E MARCADO PELA ALTERIDADE. POR FIM, TAMBÉM SE ESPERA DESTACAR PARA OS PRÓPRIOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFMA, CAMPUS SANTA INÊS QUE INVESTIGAR E CONHECER OS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO SE FAZ MUITO IMPORTANTE, ESPECIALMENTE PARA DESPERTAR E APRIMORAR FUTURAS ESTRATÉGIAS DOCENTES.