UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CRUZADAS COMO RECURSO
DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62952 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5025 "inscrito_id" => 8327 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CRUZADAS COMO RECURSO\r\n DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => "O JOGO CAÇA PALAVRAS É UMA ATIVIDADE LÚDICA QUE PODE SER EMPREGADA NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO A FIM DE PROPICIAR AO ALUNO UMA MELHOR APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO. A EDUCAÇÃO É UM INSTRUMENTO NECESSÁRIO EM TODAS AS SOCIEDADES QUE A PERCEBEM COMO ALGO CAPAZ DE REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS. CONTUDO, AQUILO QUE NECESSITA SER TRANSMITIDO AS GERAÇÕES FUTURAS E O QUE PRECISA SER MODIFICADO PARA ACOMPANHAR AS DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MEIO SOCIAL É ALGO EXTREMAMENTE PROBLEMÁTICO, QUE PRECISA SER PESQUISADO DE FORMA CUIDADOSA. A PRESENTE PESQUISA BUSCARÁ DESENVOLVER UMA REFLEXÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA, BUSCANDO ABORDAR O MODO COMO TAL PERSPECTIVA CONTRIBUI PARA O PROCESSO EDUCATIVO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PLURALIDADE HUMANA. A INVESTIGAÇÃO POSSUI COMO OBJETIVO CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS FÍSICOS POR MEIO DAS PALAVRAS-CRUZADAS, BUSCANDO DESCREVER COMO ESTE RECURSO PODE SER UM INSTRUMENTO QUE NOS LEVE A PENSAR OUTRAS PROPOSTAS EDUCATIVAS QUE ULTRAPASSEM A VISÃO INSTRUMENTAL DE CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO MARCADA PELA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO. A LINGUAGEM PODE PROJETAR A EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO PLURAL E MARCADO PELA ALTERIDADE. POR FIM, TAMBÉM SE ESPERA DESTACAR PARA OS PRÓPRIOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFMA, CAMPUS SANTA INÊS QUE INVESTIGAR E CONHECER OS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO SE FAZ MUITO IMPORTANTE, ESPECIALMENTE PARA DESPERTAR E APRIMORAR FUTURAS ESTRATÉGIAS DOCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, RECURSOS, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID8327_30092019121025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÁLISON ANTONIO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "JOÁLISON ANTONIO" "autor_email" => "joalisonantonio@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62952 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5025 "inscrito_id" => 8327 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CRUZADAS COMO RECURSO\r\n DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => "O JOGO CAÇA PALAVRAS É UMA ATIVIDADE LÚDICA QUE PODE SER EMPREGADA NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO A FIM DE PROPICIAR AO ALUNO UMA MELHOR APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO. A EDUCAÇÃO É UM INSTRUMENTO NECESSÁRIO EM TODAS AS SOCIEDADES QUE A PERCEBEM COMO ALGO CAPAZ DE REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS. CONTUDO, AQUILO QUE NECESSITA SER TRANSMITIDO AS GERAÇÕES FUTURAS E O QUE PRECISA SER MODIFICADO PARA ACOMPANHAR AS DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MEIO SOCIAL É ALGO EXTREMAMENTE PROBLEMÁTICO, QUE PRECISA SER PESQUISADO DE FORMA CUIDADOSA. A PRESENTE PESQUISA BUSCARÁ DESENVOLVER UMA REFLEXÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO EDUCATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA, BUSCANDO ABORDAR O MODO COMO TAL PERSPECTIVA CONTRIBUI PARA O PROCESSO EDUCATIVO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PLURALIDADE HUMANA. A INVESTIGAÇÃO POSSUI COMO OBJETIVO CONTEXTUALIZAR OS CONCEITOS FÍSICOS POR MEIO DAS PALAVRAS-CRUZADAS, BUSCANDO DESCREVER COMO ESTE RECURSO PODE SER UM INSTRUMENTO QUE NOS LEVE A PENSAR OUTRAS PROPOSTAS EDUCATIVAS QUE ULTRAPASSEM A VISÃO INSTRUMENTAL DE CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO MARCADA PELA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO. A LINGUAGEM PODE PROJETAR A EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO PLURAL E MARCADO PELA ALTERIDADE. POR FIM, TAMBÉM SE ESPERA DESTACAR PARA OS PRÓPRIOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFMA, CAMPUS SANTA INÊS QUE INVESTIGAR E CONHECER OS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO SE FAZ MUITO IMPORTANTE, ESPECIALMENTE PARA DESPERTAR E APRIMORAR FUTURAS ESTRATÉGIAS DOCENTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, RECURSOS, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID8327_30092019121025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÁLISON ANTONIO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "JOÁLISON ANTONIO" "autor_email" => "joalisonantonio@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }