O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPÓSITO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. A INTEGRAÇÃO DESSE PROFISSIONAL ESPECIALIZADO A EQUIPE PEDAGÓGICA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PARA CONTRIBUIR NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEM DESPERTADO INÚMERAS REFLEXÕES, CURIOSIDADES ACERCA DO PAPEL QUE O PSICOPEDAGOGO EXERCE DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFESSORES E ALUNOS DURANTE A FASE INICIAL DA ESCOLARIDADE. NESSE SENTIDO, ATRAVÉS DESSA PESQUISA NOS PROPOMOS DISCUTIR SOBRE A ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR, MAIS ESPECIFICAMENTE, DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. PARA NOS AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL, FIZEMOS USO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SUBJETIVO A UMA PSICOPEDAGOGA INSTITUCIONAL ATUANTE, A PARTIR DO QUAL PUDEMOS CONHECER SOBRE A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS ESCOLAS, COMO TAMBÉM, PASSAMOS A COMPREENDER A RELAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO COM O CORPO DOCENTE. PARA EMBASAR NOSSAS REFLEXÕES BUSCAMOS SUBSÍDIOS NAS OBRAS DE AUTORES QUE TEM SEUS ESTUDOS NA ÁREA DA PSICOPEDAGOGIA E DA ALFABETIZAÇÃO, COMO: BOSSA (2011), FAGALI (1993), TFOUNI (2002), EMILIA FERREIRO (2007). DIANTE DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO, CONSIDERANDO QUE ATRAVÉS DA SUA ATUAÇÃO, ESSE PROFISSIONAL ESPECIALIZADO AO UTILIZAR ESTRATÉGIAS E SISTEMA ESPECÍFICOS NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, PROPORCIONA TANTO AO ALUNO COMO AO PROFESSOR A RESSIGNIFICAÇÃO DA UNIDADE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS, E ASSIM EVITAR O FRACASSO ESCOLAR.