A EXPERIÊNCIA APRESENTADA NESTE TRABALHO FOI REALIZADA NO ÂMBITO DO PIBID, COM APOIO DA CAPES, TEVE COMO OBJETIVO ACOMPANHAR DE FORMA PERSONALIZADA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E/OU INTELECTUAL MATRICULADOS NA E.E.M. GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, LOCALIZADA EM FORTALEZA. O ESTUDO FOI REALIZADO POR BOLSISTAS DO PIBID DE QUÍMICA-UECE E ACOMPANHADO PELA SUPERVISORA DO PROGRAMA E A PEDAGOGA DA ESCOLA. SEMANALMENTE OS ALUNOS PARTICIPAVAM DE GRUPOS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DIFERENCIADO (GAEDS), INDIVIDUAIS OU EM GRUPO, COM OS BOLSISTAS A FIM DE REVISAR DE FORMA SIGNIFICATIVA ÀS REALIDADES DELES OS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS DE QUÍMICA. O MATERIAL UTILIZADO NOS GRUPOS DE ESTUDOS FOI DIFERENCIADO E ADAPTADO ÀS NECESSIDADES PARTICULARES DE CADA ALUNO ENVOLVIDO: AMPLIADO, BRAILE, TÁTIL TRIDIMENSIONAL OU LÚDICO. AS AVALIAÇÕES PARCIAIS E BIMESTRAIS DOS ALUNOS ENVOLVIDOS TAMBÉM FORAM APLICADAS PELOS BOLSISTAS DO PROJETO E QUANDO NECESSÁRIO FORAM CONSTRUÍDAS DE FORMA DIFERENCIADA PARA AQUELES COM DÉFICIT COGNITIVO, COMO POR EXEMPLO UTILIZANDO ELEMENTOS LÚDICOS OU ANIMAÇÕES FEITAS EM POWERPOINT. FOI OBSERVADA UMA MELHORA PROGRESSIVA NO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES ACOMPANHADOS PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA, QUANDO OBSERVADAS AS AVALIAÇÕES REALIZADAS ATÉ ENTÃO. OUTRO AVANÇO IMPORTANTE ATRIBUÍDO, EM PARTE, AOS GAEDS FOI A MELHORA NA SOCIALIZAÇÃO E NA AUTOESTIMA DOS ALUNOS.ISSO INFLUENCIOU DIRETAMENTE NO RENDIMENTO ESCOLAR, POIS OS ALUNOS DEFICIENTES SENTIRAM-SE REALMENTE COMO PARTE DA SALA DE AULA REGULAR.