Este artigo É um recorte de duas pesquisas realizadas acerca das polÍticas curriculares brasileiras e traz reflexÕes sobre as avaliaÇÕes institucionais focalizando a educaÇÃo bÁsica de ensino. As discussÕes em torno das avaliaÇÕes sistÊmicas cresceram, À medida que questÕes referentes À qualidade, À prestaÇÃo de contas e À responsabilizaÇÃo por resultados adquiriram centralidade em busca de melhorias no sistema educacional. Nas anÁlises realizadas em torno do tema, verifica-se que o foco de avaliar para diagnosticar pontos fracos de um sistema educacional vem se distanciando do seu real objetivo que É a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. As avaliaÇÕes institucionais vÊm sendo valorizadas no sentido de meritocracia da escola e do professor e transformadas em bonificaÇÕes para aqueles que obtÊm os melhores resultados.
Palavras-chave: PolÍticas pÚblicas, AvaliaÇÃo institucional, Resultados.