O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE ABORDAR SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DURANTE SUA JORNADA DE TRABALHO, AINDA ASSIM, DISCUTIR A AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) PARA OS MESMOS, HAJA VISTA QUE ESTA POLÍTICA PÚBLICA ABORDA, ATUALMENTE, APENAS OS ESTUDANTES AMPARADOS DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO VALORIZANDO A SAÚDE FÍSICA E CORPORAL DO DISCENTE. ALÉM DISSO, SEGUNDO ESTA POLÍTICA PÚBLICA, ALVO DESTE ARTIGO, O PSE ESTÁ VOLTADO À INTEGRAÇÃO E SAÚDE DOS ESTUDANTES NO ESTADO DE VULNERABILIDADE DENTRO DA REDE PÚBLICA E REGULAR DE ENSINO E SUAS MODALIDADES, POR OUTRO LADO, SE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA VISA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE, BEM COMO SUA PREVENÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE FÍSICA, ESTE MESMO DIREITO DEVERIA SER VEICULADO AO PROFESSOR, PRINCIPALMENTE, AMPLIAR O ALCANCE DESTE PROGRAMA PÚBLICO À PREVENÇÃO DA SAÚDE EMOCIONAL DO DOCENTE, VISTO QUE NA ATUALIDADE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESTÁ INCLUSO NA ESCOLA E QUE EM INÚMEROS CASOS EXPERIMENTA O ESTRESSE EMOCIONAL ORIUNDO DA JORNADA DE TRABALHO, DA FALTA DE ESTRUTURA DE ALGUMAS ESCOLAS, DA SOBRECARGA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, DOS TRAUMAS QUE ENVOLVEM AS PROBLEMÁTICAS ENTRE ALUNO E PROFESSOR DENTRO E FORA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, POR EXEMPLO, AS AGRESSÕES FÍSICAS E DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA ORIGINADAS POR DIVERSOS FATORES QUE DESENVOLVEM NOS EDUCADORES ESTRESSES EMOCIONAIS, BEM COMO PSICOPATOLOGIAS, NESTE CASO A ANSIEDADE.
SENDO ASSIM, EXISTE A NECESSIDADE DE QUE DENTRO DOS ÓRGÃOS DE ENSINO O PSICÓLOGO ESTEJA PRESENTE COM A FINALIDADE DE PREVENIR O ESGOTAMENTO EMOCIONAL DO DOCENTE, VISANDO SUA QUALIDADE DE VIDA, BEM COMO, É IMPORTANTE QUE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO REGULAR POSSUAM EXAMES ADMISSIONAIS E PERIÓDICOS PARA AVALIAR O GRAU DE SAÚDE EMOCIONAL DESTE PROFISSIONAL, AINDA ASSIM, É NECESSÁRIO QUE O EDUCADOR TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE HÁ A IMPORTÂNCIA DE PROCURAR AJUDA PSICOLÓGICA QUANDO NECESSÁRIO, POIS EM MUITOS CASOS A MAIORIA DOS PROFESSORES NÃO PROCURA AJUDA MÉDICA PARA SANAR ESSAS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO SEU COTIDIANO, PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DAS PSICOPATOLOGIAS ADQUIRIDAS NO AMBIENTE DE TRABALHO ESCOLAR.