PLACAS TECTÔNICAS: ATIVIDADE LÚDICA COMO MÉTODO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62042 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 3361 "titulo" => "PLACAS TECTÔNICAS: ATIVIDADE LÚDICA COMO MÉTODO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "TODOS OS DIAS EDUCADORES SÃO SUBMETIDOS A NOVAS ADVERSIDADES DENTRO DO ENSINO. A DIFICULDADE MAIS NÍTIDA É FAZER COM QUE OS ESTUDANTES COMPREENDAM AS TEMÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA EFICAZ. A PARTIR DESSA OBSERVAÇÃO PERCEBE-SE A RELEVÂNCIA DE UTILIZAR RECURSOS NOVOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA OBJETIVANDO ASSIM UMA TEORIA E UMA PRÁTICA MAIS LÚDICA QUE IRÁ SIMPLIFICAR O ESTUDO. O PRESENTE ARTIGO TRAZ O FUNCIONAMENTO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA, ONDE FOI EXECUTADA A PRÁTICA SOBRE A TEMÁTICA DE PLACAS TECTÔNICAS. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA CIDADE DE OLINDA-PE, E CONTOU COM A ASSISTÊNCIA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA –UPE, QUE PROCURARAM AJUDAR OS ALUNOS NA PERCEPÇÃO SOBRE AS AÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DA TERRA ATRAVÉS DA TEORIA DE TECTÔNICAS DE PLACAS. AVALIANDO A UTILIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE MAQUETES COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA A FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM. OS DESFECHOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE EXPLORAÇÃO, COLETA DE DADOS E DE SOCIABILIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS FORAM RESULTADOS DITOS COMO POSITIVOS. CONSIDERA-SE QUE INCENTIVAR OS ESTUDANTES A INVESTIGAR E EXPLORAR, FOI PROVEITOSO JÁ QUE O TEMA DESPERTOU INTERESSE ENTRE OS MESMOS. A CONFECÇÃO DAS MAQUETES FOI FEITA PELOS GRADUANDOS E APLICADAS COM OS ALUNOS PARA A FACILITAÇÃO DO ENSINO. ESSE PROCESSO COOPEROU NO PROCESSO DE ENSINO DE CADA ALUNO, TANTO NAS SUAS PARTICULARIDADES COMO NA MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS ASSUNTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID3361_14082019132428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAYSSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYSSA SILVA" "autor_email" => "silvarhayssa4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERDIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62042 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 3361 "titulo" => "PLACAS TECTÔNICAS: ATIVIDADE LÚDICA COMO MÉTODO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "TODOS OS DIAS EDUCADORES SÃO SUBMETIDOS A NOVAS ADVERSIDADES DENTRO DO ENSINO. A DIFICULDADE MAIS NÍTIDA É FAZER COM QUE OS ESTUDANTES COMPREENDAM AS TEMÁTICAS EDUCACIONAIS DE FORMA EFICAZ. A PARTIR DESSA OBSERVAÇÃO PERCEBE-SE A RELEVÂNCIA DE UTILIZAR RECURSOS NOVOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA OBJETIVANDO ASSIM UMA TEORIA E UMA PRÁTICA MAIS LÚDICA QUE IRÁ SIMPLIFICAR O ESTUDO. O PRESENTE ARTIGO TRAZ O FUNCIONAMENTO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA, ONDE FOI EXECUTADA A PRÁTICA SOBRE A TEMÁTICA DE PLACAS TECTÔNICAS. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA LOCALIZADA NA CIDADE DE OLINDA-PE, E CONTOU COM A ASSISTÊNCIA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA –UPE, QUE PROCURARAM AJUDAR OS ALUNOS NA PERCEPÇÃO SOBRE AS AÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DA TERRA ATRAVÉS DA TEORIA DE TECTÔNICAS DE PLACAS. AVALIANDO A UTILIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE MAQUETES COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA A FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM. OS DESFECHOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE EXPLORAÇÃO, COLETA DE DADOS E DE SOCIABILIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS FORAM RESULTADOS DITOS COMO POSITIVOS. CONSIDERA-SE QUE INCENTIVAR OS ESTUDANTES A INVESTIGAR E EXPLORAR, FOI PROVEITOSO JÁ QUE O TEMA DESPERTOU INTERESSE ENTRE OS MESMOS. A CONFECÇÃO DAS MAQUETES FOI FEITA PELOS GRADUANDOS E APLICADAS COM OS ALUNOS PARA A FACILITAÇÃO DO ENSINO. ESSE PROCESSO COOPEROU NO PROCESSO DE ENSINO DE CADA ALUNO, TANTO NAS SUAS PARTICULARIDADES COMO NA MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS ASSUNTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID3361_14082019132428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RAYSSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYSSA SILVA" "autor_email" => "silvarhayssa4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERDIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }