O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM O GAME EDUCATIVO OXEMAT
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61585 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4878 "inscrito_id" => 14252 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM O GAME EDUCATIVO OXEMAT" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FOI PENSADO, A PARTIR DE DISCUSSÕES IMERSAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, DE ALUNOS DO 7º E 8º ANO DE ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM-BA, USANDO O JOGO OXEMAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO INTEGRADOR. O JOGO FOI DESENVOLVIDO APÓS UM PERÍODO DE REFLEXÃO E LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDO DAS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES NAS ESCOLAS, PARA A CLASSIFICAÇÃO DE REQUISITOS, PROCESSO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, VISTO QUE COM ISTO, PASSAMOS A TRABALHAR A ESTRUTURA DO GAME EDUCATIVO VISANDO ATENDER OS REQUISITOS ABORDADOS PELOS ALUNOS. DURANTE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO UTILIZAMOS TECNOLOGIAS DE FÁCIL ACESSO, COMO UM NAVEGADOR DE INTERNET E UM EDITOR DE TEXTO, FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO GAME. DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO OCORRERAM ALGUMAS DIFICULDADES, COMO A FALTA DE ACESSO À INTERNET NA ESCOLA E ATIVIDADES PARALELAS AS OBSERVAÇÕES; OUTRO ENTRAVE ENCONTRADO DURANTE O PROCESSO FORAM OS ERROS OCORRIDOS NA EXECUÇÃO DO GAME, DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O PROCESSO DE APLICAÇÃO, MESMO COM ESSAS OCORRÊNCIAS CONSEGUIMOS ALCANÇAR O OBJETIVO DA PESQUISA, CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, NUMA PERSPECTIVA INTERATIVA E DINÂMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, MATEMÁTICA, SOFTWARE EDUCACIONAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14252_27092019000113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON PABLO DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANDERSON P (01)" "autor_email" => "anderson.pablo02@gmail.co" "autor_ies" => "NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61585 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4878 "inscrito_id" => 14252 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM O GAME EDUCATIVO OXEMAT" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FOI PENSADO, A PARTIR DE DISCUSSÕES IMERSAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, DE ALUNOS DO 7º E 8º ANO DE ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM-BA, USANDO O JOGO OXEMAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO INTEGRADOR. O JOGO FOI DESENVOLVIDO APÓS UM PERÍODO DE REFLEXÃO E LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDO DAS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES NAS ESCOLAS, PARA A CLASSIFICAÇÃO DE REQUISITOS, PROCESSO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, VISTO QUE COM ISTO, PASSAMOS A TRABALHAR A ESTRUTURA DO GAME EDUCATIVO VISANDO ATENDER OS REQUISITOS ABORDADOS PELOS ALUNOS. DURANTE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO UTILIZAMOS TECNOLOGIAS DE FÁCIL ACESSO, COMO UM NAVEGADOR DE INTERNET E UM EDITOR DE TEXTO, FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO GAME. DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO OCORRERAM ALGUMAS DIFICULDADES, COMO A FALTA DE ACESSO À INTERNET NA ESCOLA E ATIVIDADES PARALELAS AS OBSERVAÇÕES; OUTRO ENTRAVE ENCONTRADO DURANTE O PROCESSO FORAM OS ERROS OCORRIDOS NA EXECUÇÃO DO GAME, DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O PROCESSO DE APLICAÇÃO, MESMO COM ESSAS OCORRÊNCIAS CONSEGUIMOS ALCANÇAR O OBJETIVO DA PESQUISA, CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, NUMA PERSPECTIVA INTERATIVA E DINÂMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, MATEMÁTICA, SOFTWARE EDUCACIONAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID14252_27092019000113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON PABLO DE JESUS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANDERSON P (01)" "autor_email" => "anderson.pablo02@gmail.co" "autor_ies" => "NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }