O PRESENTE ARTIGO FOI PENSADO, A PARTIR DE DISCUSSÕES IMERSAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, DE ALUNOS DO 7º E 8º ANO DE ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM-BA, USANDO O JOGO OXEMAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO INTEGRADOR. O JOGO FOI DESENVOLVIDO APÓS UM PERÍODO DE REFLEXÃO E LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, SEGUIDO DAS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES NAS ESCOLAS, PARA A CLASSIFICAÇÃO DE REQUISITOS, PROCESSO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, VISTO QUE COM ISTO, PASSAMOS A TRABALHAR A ESTRUTURA DO GAME EDUCATIVO VISANDO ATENDER OS REQUISITOS ABORDADOS PELOS ALUNOS. DURANTE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO UTILIZAMOS TECNOLOGIAS DE FÁCIL ACESSO, COMO UM NAVEGADOR DE INTERNET E UM EDITOR DE TEXTO, FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO GAME. DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO OCORRERAM ALGUMAS DIFICULDADES, COMO A FALTA DE ACESSO À INTERNET NA ESCOLA E ATIVIDADES PARALELAS AS OBSERVAÇÕES; OUTRO ENTRAVE ENCONTRADO DURANTE O PROCESSO FORAM OS ERROS OCORRIDOS NA EXECUÇÃO DO GAME, DIFICULDADES ENFRENTADAS DURANTE O PROCESSO DE APLICAÇÃO, MESMO COM ESSAS OCORRÊNCIAS CONSEGUIMOS ALCANÇAR O OBJETIVO DA PESQUISA, CONTRIBUINDO COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, NUMA PERSPECTIVA INTERATIVA E DINÂMICA.