MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) PUBLICADAS NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA (2017 - 2019)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61027 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4038 "inscrito_id" => 9136 "titulo" => "MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) PUBLICADAS NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA (2017 - 2019)" "resumo" => "A BIOQUÍMICA É UMA ÁREA DE CONHECIMENTO QUE ASSOCIA DUAS ÁREAS DA CIÊNCIA, A BIOLOGIA E A QUÍMICA E, JUNTAS, ATUAM DE MODO COMPLEMENTAR PARA EXPLICAR FENÔMENOS OCORRENTES NOS SERES VIVOS. A BIOQUÍMICA, TAMBÉM É CONHECIDA POR ABRANGER ASSUNTOS QUE, NATURALMENTE, POSSUI CERTA COMPLEXIDADE DE ENTENDIMENTO RESULTANDO EM DIFICULDADES DE ABSTRAÇÃO. POR QUESTÕES SOCIO-CULTURAIS, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), CHEGAM AO CENÁRIO ESCOLAR DE MODO INEVITÁVEL. CONSIDERANDO O DESAFIO DE INSERIR ESTAS TECNOLOGIAS, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MAPEAR AS TDICS APLICADAS À EDUCAÇÃO PUBLICADAS EM UMA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA NO PERÍODO DE 2017 À 2019. A REVISTA UTILIZADA FOI SELECIONADA NA PLATAFORMA SUCUPIRA. OS DADOS FORAM COLETADOS VERIFICANDO OS RESUMOS E OS ARTIGOS COMPLETOS DE TODAS AS EDIÇÕES PUBLICADAS, ONLINE, NO PERÍODO ANALISADO. AS TDICS FORAM MAPEADAS QUANTITATIVAMENTE E CLASSIFICADAS SEGUNDO A PROPOSTA TAXONÔMICA DE ZEDNIK ET AL. (2014) ADAPTADA DE MANNING E JOHNSON (2011). FORAM VERIFICADAS 61 PUBLICAÇÕES (RESUMOS E ARTIGOS COMPLETOS). OS RESULTADOS MOSTRARAM A PRESENÇA SIGNIFICATIVA DAS TDICS, SENDO DESTAQUE A REDE DE INTERNET, AS FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO (POWER POINT) E AS FERRAMENTAS DE REPOSITÓRIO (BANCO DE DADOS). TECNOLOGIA ASSISTIVA TAMBÉM FOI ENCONTRADA. NESTE TRABALHO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS TDICS FORAM MAIS PRESENTES NO SEGUIMENTO ENSINO SUPERIOR E QUE O ENSINO BÁSICO TEVE UMA REPRESENTAÇÃO MUITO DISCRETA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REVISÃO SISTEMÁTICA, BIOQUÍMICA, TDICS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID9136_25092019223518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SANTANA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "MARIANA SANTANA" "autor_email" => "msj_bio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61027 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4038 "inscrito_id" => 9136 "titulo" => "MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) PUBLICADAS NA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA (2017 - 2019)" "resumo" => "A BIOQUÍMICA É UMA ÁREA DE CONHECIMENTO QUE ASSOCIA DUAS ÁREAS DA CIÊNCIA, A BIOLOGIA E A QUÍMICA E, JUNTAS, ATUAM DE MODO COMPLEMENTAR PARA EXPLICAR FENÔMENOS OCORRENTES NOS SERES VIVOS. A BIOQUÍMICA, TAMBÉM É CONHECIDA POR ABRANGER ASSUNTOS QUE, NATURALMENTE, POSSUI CERTA COMPLEXIDADE DE ENTENDIMENTO RESULTANDO EM DIFICULDADES DE ABSTRAÇÃO. POR QUESTÕES SOCIO-CULTURAIS, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS), CHEGAM AO CENÁRIO ESCOLAR DE MODO INEVITÁVEL. CONSIDERANDO O DESAFIO DE INSERIR ESTAS TECNOLOGIAS, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MAPEAR AS TDICS APLICADAS À EDUCAÇÃO PUBLICADAS EM UMA REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA NO PERÍODO DE 2017 À 2019. A REVISTA UTILIZADA FOI SELECIONADA NA PLATAFORMA SUCUPIRA. OS DADOS FORAM COLETADOS VERIFICANDO OS RESUMOS E OS ARTIGOS COMPLETOS DE TODAS AS EDIÇÕES PUBLICADAS, ONLINE, NO PERÍODO ANALISADO. AS TDICS FORAM MAPEADAS QUANTITATIVAMENTE E CLASSIFICADAS SEGUNDO A PROPOSTA TAXONÔMICA DE ZEDNIK ET AL. (2014) ADAPTADA DE MANNING E JOHNSON (2011). FORAM VERIFICADAS 61 PUBLICAÇÕES (RESUMOS E ARTIGOS COMPLETOS). OS RESULTADOS MOSTRARAM A PRESENÇA SIGNIFICATIVA DAS TDICS, SENDO DESTAQUE A REDE DE INTERNET, AS FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO (POWER POINT) E AS FERRAMENTAS DE REPOSITÓRIO (BANCO DE DADOS). TECNOLOGIA ASSISTIVA TAMBÉM FOI ENCONTRADA. NESTE TRABALHO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS TDICS FORAM MAIS PRESENTES NO SEGUIMENTO ENSINO SUPERIOR E QUE O ENSINO BÁSICO TEVE UMA REPRESENTAÇÃO MUITO DISCRETA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "REVISÃO SISTEMÁTICA, BIOQUÍMICA, TDICS, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID9136_25092019223518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SANTANA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "MARIANA SANTANA" "autor_email" => "msj_bio@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }