EDUCAÇÃO INFANTIL, DESCOLONIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES E REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60145 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 10552 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DESCOLONIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES E REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO O RELATO DAS EXPERIÊNCIAS FLORESCIDAS DURANTE O PROCESSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, EM DIALOGO COM O REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O TEMA, TENDO COMO CAMPO DE ESTÁGIO UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM-CE. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS ENVOLVERAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS TEMÁTICAS DE IDENTIDADE, SUBJETIVIDADE, REPRESENTAÇÃO CULTURAL, GÊNERO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DENTRE OUTROS TEMAS PROPOSTOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. AS AÇÕES ACONTECERAM A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS SOBRE A REALIDADE DO CAMPO DE ESTÁGIO, E ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO LÚDICO, QUE APRESENTAVA UM CONJUNTO DE INTERVENÇÕES DIDÁTICAS A SEREM DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA DE 5 ANOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MARIA DO SOCORRO COELHO BENÍCIO. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS, CONSULTA AO PPP E DIÁRIO DE CAMPO, FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIDADE DA INSTITUIÇÃO, PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO JUNTO AS CRIANÇAS. DURANTE A CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO INTITULADO “O MUNDO MÁGICO DA DIVERSIDADE” BUSCAMOS A OPERACIONALIZAÇÃO DE METODOLOGIAS LÚDICAS E ÁUDIO VISUAIS. ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA REALIZAÇÃO DO PROJETO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR PEQUENAS MUDANÇAS DE POSTURA E RESSIGNIFICAÇÃO DO UNIVERSO INFANTIL, E O DESAFIO QUE O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO APRESENTA NA CONSTRUÇÃO DE DIMENSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS AO LONGO DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL QUE SEJAM SUFICIENTEMENTE CAPAZES DE RESSIGNIFICAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COM VISTAS A UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA, EMANCIPATÓRIA E LIBERTADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO, DIVERSIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID10552_15082019224402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA FÁBRICIA TEODORO COSTA" "autor_nome_curto" => "FÁBRICIA TEODORO" "autor_email" => "fabriciatcosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60145 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2271 "inscrito_id" => 10552 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DESCOLONIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES E REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO O RELATO DAS EXPERIÊNCIAS FLORESCIDAS DURANTE O PROCESSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, EM DIALOGO COM O REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O TEMA, TENDO COMO CAMPO DE ESTÁGIO UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM-CE. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS ENVOLVERAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS TEMÁTICAS DE IDENTIDADE, SUBJETIVIDADE, REPRESENTAÇÃO CULTURAL, GÊNERO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DENTRE OUTROS TEMAS PROPOSTOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. AS AÇÕES ACONTECERAM A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS SOBRE A REALIDADE DO CAMPO DE ESTÁGIO, E ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO LÚDICO, QUE APRESENTAVA UM CONJUNTO DE INTERVENÇÕES DIDÁTICAS A SEREM DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA DE 5 ANOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MARIA DO SOCORRO COELHO BENÍCIO. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS, CONSULTA AO PPP E DIÁRIO DE CAMPO, FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIDADE DA INSTITUIÇÃO, PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO JUNTO AS CRIANÇAS. DURANTE A CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO INTITULADO “O MUNDO MÁGICO DA DIVERSIDADE” BUSCAMOS A OPERACIONALIZAÇÃO DE METODOLOGIAS LÚDICAS E ÁUDIO VISUAIS. ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA REALIZAÇÃO DO PROJETO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR PEQUENAS MUDANÇAS DE POSTURA E RESSIGNIFICAÇÃO DO UNIVERSO INFANTIL, E O DESAFIO QUE O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO APRESENTA NA CONSTRUÇÃO DE DIMENSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS AO LONGO DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL QUE SEJAM SUFICIENTEMENTE CAPAZES DE RESSIGNIFICAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COM VISTAS A UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA, EMANCIPATÓRIA E LIBERTADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO, DIVERSIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID10552_15082019224402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA FÁBRICIA TEODORO COSTA" "autor_nome_curto" => "FÁBRICIA TEODORO" "autor_email" => "fabriciatcosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }