O ADVENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS VEM CAUSANDO MUDANÇAS EXPRESSIVAS NA FORMA DAS PESSOAS SE RELACIONAREM E TRATAREM AS INFORMAÇÕES. NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, EM TODOS OS SEUS NÍVEIS E MODALIDADES, AS TECNOLOGIAS MÓVEIS TROUXERAM MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A CRIAÇÃO DE DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO. POR ISSO, ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR O USO DE SMARTPHONES COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO OESTE POTIGUAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE SE RECORREU A DIFERENTES FERRAMENTAS DE COLETA DE DADOS, DESDE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE A ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E QUESTIONÁRIOS. NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM O DOCENTE DA TURMA E DE ACORDO COM OS DADOS COLETADOS NOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS DISCENTES, OS RESULTADOS INDICARAM O USO DE SMARTPHONES COMO INSTRUMENTO DE GRANDE VALOR NO COTIDIANO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, QUE REQUER METODOLOGIAS ATRATIVAS PARA ABORDAR CONHECIMENTOS COMPLEXOS NA DIREÇÃO DE SUPERAR A ABSTRAÇÃO ESPECÍFICA DESTA ÁREA DE CONHECIMENTO.