ESTE TRABALHO TEM OBJETIVO DE RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR INSTRUTORAS EM UMA OFICINA DE PYTHON EM UM EVENTO SOBRE PROTAGONISMO FEMININO NA TI, E AVALIAR A PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS PARTICIPANTES DA OFICINA SOBRE A LINGUAGEM PYTHON. A TÉCNICA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP), DO INGLÊS PBL- PROBLEM BASED LEARNING, FOI APLICADA PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM UMA AMOSTRA DE 16 PARTICIPANTES, COMPOSTA DE MULHERES E HOMENS DE 16 A 24 ANOS. COMO RESULTADO, 100% DOS ESTUDANTES ACREDITAM TER APRENDIDO A SINTAXE DE PYTHON COM ESSA METODOLOGIA. A METODOLOGIA DE ENSINO ABP ALIADA AOS ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO, COMPETIÇÃO E DESAFIO, FOI EFICAZ NA PERCEPÇÃO DE APRENDIZADO DOS ESTUDANTES, ALÉM DE PROMOVER MOTIVAÇÃO (NA AMOSTRA SELECIONADA), TAMBÉM APROXIMOU A PROPOSTA DA OFICINA ÀS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.