SILVA, João Paulo Dos Santos. Experiências imagéticas e (trans)formação docente. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60473>. Acesso em: 23/12/2024 04:48
ESTA PESQUISA CARTOGRÁFICA EMERGE DAS INQUIETAÇÕES E DOS ATRAVESSAMENTOS OPORTUNIZADOS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES E DESDOBRAMENTOS DO MEU TRABALHO MONOGRÁFICO. EMBARCARAM COMIGO NESTA NOVA AVENTURA ONZE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUE OUTRORA PARTICIPARAM DO COMPONENTE CURRICULAR IMAGENS DA NATUREZA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE 2010 E 2012. PARA TANTO, TAMBÉM RECORREMOS AOS VÍDEO-MOSAICOS DE IMAGENS DE NATUREZA, PRODUZIDOS NO COMPONENTE CURRICULAR, COMO POTÊNCIAS PARA PENSARMOS CARTOGRAFIAS DOCENTES. O MOSAICO, ASSUMIDO COMO DISPOSITIVO, NOS LEVA A OUTRO OLHAR, PROVOCANDO TENSÕES EM NOSSAS TRAJETÓRIAS. O QUE COMEÇOU COMO ALGO DESPRETENSIOSO COM AS PRIMEIRAS PRODUÇÕES DOS MOSAICOS DE IMAGENS DA NATUREZA EM 2010 PERSISTE EM SE RENOVAR. O NOVO VÍDEO-MOSAICO DE EXPERIÊNCIAS IMAGÉTICAS DE NATUREZA TRAZ CONSIGO UMA TRAJETÓRIA QUE NÃO SE RESTRINGE A UNIVERSIDADE, MUITO MENOS AO COMPONENTE CURRICULAR ‘IMAGENS DE NATUREZA’. UMA CAMINHADA COLETIVA QUE, POR ONDE TEM PASSADO, TEM DEIXANDO ESPOROS E CRIANDO RIZOMAS QUE ESTÃO ESPALHADOS PELO MUNDO. ENFIM, A POTÊNCIA DESTE PROCESSO CARTOGRÁFICO NOS LEVOU A CULTIVAR SENTIDOS OUTROS SOBRE NOSSO PROCESSO DE (TRANS)FORMAÇÃO, VISITANDO TERRITÓRIOS NÃO TÃO DISTANTES E QUE SE FAZEM PRESENTES EM NOSSO DEVIR DOCENTE, ESTABELECENDO RELAÇÕES NÃO APENAS ENTRE O ESTUDANTE DE OUTRORA, MAS COM O PROFESSOR DE HOJE.