Este artigo discute o letramento literÁrio em sistema prisional na cadeia PÚblica de Aracoiaba, no MaciÇo de BaturitÉ, CearÁ, À luz das aÇÕes que envolvem o “Projeto PÁssaro Livre”. Uma aÇÃo didÁtico-pedagÓgica do Centro de EducaÇÃo de Jovens e Adultos (CEJA) Donaninha Arruda, instituiÇÃo que atende todas as unidades penais da regiÃo. O projeto É pautado no tripÉ: formaÇÃo docente, prÁticas pedagÓgicas e reinserÇÃo social do educando. A pesquisa foi realizada com oito alunos-detentos da EJA-PPL, EducaÇÃo de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade. O recorte temporal compreendeu os meses de outubro a dezembro de 2018. O estudo contempla os critÉrios teÓrico-metodolÓgicos da pesquisa bibliogrÁfica exploratÓria, com constataÇÕes in situ e observaÇÕes participativas. O aporte teÓrico utilizado baseou-se nos postulados de Paulo Freire, Magda Soares, Miguel GonzÁles Arroyo, Michel Foucault, dentre outros. Constatou-se que as aulas de literatura tiveram como foco temÁtico o regionalismo, que foi explorado a partir do legado literÁrio de Patativa do AssarÉ, o “Poeta do SertÃo”. A partir dos dados coletados depreende-se que o ensino de literatura contribuiu para desenvolver o letramento crÍtico, a elevaÇÃo da autoestima, o hÁbito da leitura e o despertar da curiosidade epistemolÓgica no educando.