CONSIDERANDO A INFÂNCIA COMO A FASE DA VIDA HUMANA EM QUE O LÚDICO É UM ASPECTO PERTINENTE, O QUAL INFLUENCIA DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA POR SER INTRÍNSECO AO SEU UNIVERSO, ASSIM COMO TAMBÉM TEM IMPLICAÇÕES NO FAZER PEDAGÓGICO, O QUE ESTIMULA EDUCADORES A TORNAREM SUAS PRÁTICAS CADA VEZ MAIS SIGNIFICATIVAS, O ARTIGO OBJETIVOU REFLETIR SOBRE A SENSIBILIZAÇÃO DA LEITURA E SUA RELAÇÃO COM AS CRIANÇAS, PENSANDO DE QUE MODO A LEITURA CHEGA AOS PEQUENOS LEITORES E COMO EDUCADORES PODEM DESENVOLVER PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DA LEITURA, ABRANGENDO AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA COM BASE NOS ESTUDOS DE MARTINS (1994) E SOARES (2004). OBSERVOU-SE, AO FINAL DA PESQUISA, QUE OS RECURSOS LÚDICOS SÃO IMPORTANTES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS E QUE ESTES COLABORAM EFETIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA POR COMPLEMENTAREM AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS, TORNANDO O HÁBITO DE LER UMA ATIVIDADE LIGADA AOS SENTIDOS HUMANOS.