CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59596 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 289 "inscrito_id" => 2403 "titulo" => "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ACERCA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. O TEMA SURGE DA NECESSIDADE QUE OS PROFESSORES TÊM PARA TRABALHAR UM ENSINO PAUTADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. A PROBLEMÁTICA ADVÉM DA IMPORTÂNCIA DE SABER QUAIS AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA REALIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EM QUESTÃO. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A UM APORTE TEÓRICO QUE TEM POR BASE AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA INTERDISCIPLINARIDADE, DENTRE ELES PODEMOS CITAR: FAZENDA (2010, 2011, 2014), GIL (2010), MORIN (2012) E GODOY (2014). NO DISCURSO PEDAGÓGICO, A INTERDISCIPLINARIDADE É COMPREENDIDA COMO UM APRENDIZADO DE RECUPERAÇÃO DA IDEIA DE UNICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E TEM SIDO MUITO DISCUTIDA E PROPAGADA PELOS EDUCADORES NA ATUALIDADE. ELA ESTÁ PRESCRITA NOS PCNS NORTEANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DE MANEIRA CONSTRUTIVA, FACILITANDO A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES A VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ESTUDO REALIZADO CLASSIFICA-SE TAMBÉM COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, POR SER BASEADO EM LIVROS, ARTIGOS, LEIS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS E DOCUMENTOS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ EFICIENTE E DIALOGADA, ONDE HAJA ENTRE ELES A PARTICIPAÇÃO RELATIVA À ELABORAÇÃO DOS PROJETOS E DA PRÓPRIA PROPOSTA CURRICULAR.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2403_22052019212417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIR ALVES DOS" "autor_email" => "bvnairalves@gmail.com" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59596 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 289 "inscrito_id" => 2403 "titulo" => "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ACERCA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. O TEMA SURGE DA NECESSIDADE QUE OS PROFESSORES TÊM PARA TRABALHAR UM ENSINO PAUTADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. A PROBLEMÁTICA ADVÉM DA IMPORTÂNCIA DE SABER QUAIS AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA REALIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EM QUESTÃO. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A UM APORTE TEÓRICO QUE TEM POR BASE AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA INTERDISCIPLINARIDADE, DENTRE ELES PODEMOS CITAR: FAZENDA (2010, 2011, 2014), GIL (2010), MORIN (2012) E GODOY (2014). NO DISCURSO PEDAGÓGICO, A INTERDISCIPLINARIDADE É COMPREENDIDA COMO UM APRENDIZADO DE RECUPERAÇÃO DA IDEIA DE UNICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E TEM SIDO MUITO DISCUTIDA E PROPAGADA PELOS EDUCADORES NA ATUALIDADE. ELA ESTÁ PRESCRITA NOS PCNS NORTEANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DE MANEIRA CONSTRUTIVA, FACILITANDO A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES A VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ESTUDO REALIZADO CLASSIFICA-SE TAMBÉM COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, POR SER BASEADO EM LIVROS, ARTIGOS, LEIS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS E DOCUMENTOS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ EFICIENTE E DIALOGADA, ONDE HAJA ENTRE ELES A PARTICIPAÇÃO RELATIVA À ELABORAÇÃO DOS PROJETOS E DA PRÓPRIA PROPOSTA CURRICULAR.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2403_22052019212417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIR ALVES DOS" "autor_email" => "bvnairalves@gmail.com" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }