RESUMO
ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ACERCA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. O TEMA SURGE DA NECESSIDADE QUE OS PROFESSORES TÊM PARA TRABALHAR UM ENSINO PAUTADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. A PROBLEMÁTICA ADVÉM DA IMPORTÂNCIA DE SABER QUAIS AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA REALIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EM QUESTÃO. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A UM APORTE TEÓRICO QUE TEM POR BASE AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA INTERDISCIPLINARIDADE, DENTRE ELES PODEMOS CITAR: FAZENDA (2010, 2011, 2014), GIL (2010), MORIN (2012) E GODOY (2014). NO DISCURSO PEDAGÓGICO, A INTERDISCIPLINARIDADE É COMPREENDIDA COMO UM APRENDIZADO DE RECUPERAÇÃO DA IDEIA DE UNICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E TEM SIDO MUITO DISCUTIDA E PROPAGADA PELOS EDUCADORES NA ATUALIDADE. ELA ESTÁ PRESCRITA NOS PCNS NORTEANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DE MANEIRA CONSTRUTIVA, FACILITANDO A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES A VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ESTUDO REALIZADO CLASSIFICA-SE TAMBÉM COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, POR SER BASEADO EM LIVROS, ARTIGOS, LEIS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS E DOCUMENTOS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ EFICIENTE E DIALOGADA, ONDE HAJA ENTRE ELES A PARTICIPAÇÃO RELATIVA À ELABORAÇÃO DOS PROJETOS E DA PRÓPRIA PROPOSTA CURRICULAR.
PALAVRAS-CHAVE: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM.