ESTE ARTIGO REALIZA UM LEVANTAMENTO TEÓRICO A RESPEITO DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, MUNDO DO TRABALHO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, PROPONDO-SE A INVESTIGAR DE QUE MODO OCORRE ESSA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE GLOBALIZADA, EM QUE ESTAS CATEGORIAS ADQUIREM NOVAS CONCEPÇÕES. DESTA FORMA, ANALISA O SIGNIFICADO DAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO DE VINCULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E O TRABALHO. PARA ISSO, ADOTA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO CAMINHO METODOLÓGICO PARA ATINGIR OS OBJETIVOS, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA. SENDO ASSIM, DISCUTE O PAPEL DAS PRÁTICAS DOCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, NO SENTIDO DE COMPREENDER COMO SE CARACTERIZA A DIMENSÃO TECNOLÓGICA DA EDUCAÇÃO, E ENTENDENDO COMO ELA PODE SER ARTICULADA AO MUNDO DO TRABALHO.