ULTIMAMENTE, MUITO SE TEM FALADO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TDIC COMO ALIADAS DO PROFESSOR NA SUA PRÁTICA DOCENTE. A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DERRUBOU BARREIRAS GEOGRÁFICAS, PROMOVENDO O ACESSO ILIMITADO A INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. DIANTE DESSE CONTEXTO, ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROFESSOR DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DO ATO DE ENSINAR E DO PROCESSO DE APRENDER. O TRABALHO EM SALA DE AULA COM AS TECNOLOGIAS, REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE PARA QUE O ALUNO ENCONTRE NO ENSINO DE GEOGRAFIA DISTINTAS MANEIRAS DE ENXERGAR O MUNDO, RECONHECENDO OS DIFERENTES LUGARES, TERRITÓRIOS E CONTRIBUINDO PARA A DINAMIZAÇÃO DE SEU ESPAÇO COTIDIANO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2019, COM A TURMA DO CICLO III E IV DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CIEP II – ANÉSIO LEÃO E MIGUEL MOTA” LOCALIZADO NA CIDADE DE PATOS – PB. FOI UTILIZADO AS FERRAMENTAS DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EARTH COMO MEIO PARA APRIMORAR O CONHECIMENTO DO “LUGAR” ENQUANTO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS E A APLICAÇÃO UM QUIZ USANDO A PLATAFORMA KAHOOT COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.