ESTE TRABALHO APRESENTA UMA DISCUSSÃO ENVOLVENDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
(LDB) NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, TRAZENDO OS AVANÇOS E RETROCESSOS
OBSERVADOS EM UMA TURMA, AS SUAS ESPECIFICIDADES NESTA MODALIDADE DE ENSINO E A FORMA
ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICA DESSA MODALIDADE NO AMBIENTE ESTUDADO. O OBJETIVO DA PESQUISA É
PAUTADO EM ENTENDER AS ESPECIFICIDADES DOS SUJEITOS DA EJA QUANTO AO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA.
O CAMPO DE ESTUDO DESSA PESQUISA FOI UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA EM UM DISTRITO
DA CIDADE DE PANELAS/PE E TEVE COMO SUJEITOS UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. DURANTE A
PESQUISA FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES, CONVERSAS INFORMAIS E ENTREVISTAS, ONDE FOI POSSÍVEL PERCEBER
QUAL O PERFIL DESSE PÚBLICO, O QUE MOTIVA ESSES SUJEITOS À PERMANÊNCIA OU EVASÃO NO/DO AMBIENTE
ESCOLAR DURANTE O PERCURSO NA EJA. NESSE VIÉS, DE ACORDO COM A PESQUISA FEITA, FOI POSSÍVEL REALIZAR UM
CONFRONTO TEÓRICO SOBRE ESSES FATORES, ASSIM COMO PERCEBER EM QUAL ESFERA A LEI DE DIRETRIZES E BASES
TÊM APLICABILIDADE E REAL CONTRIBUIÇÃO AOS AVANÇOS NESSA MODALIDADE. COMO RESULTADOS, PÔDE-SE TER
UMA VISÃO AMPLA DO SUJEITO DA EJA, COMO TAMBÉM PERCEBER QUE A VALORIZAÇÃO DO PÚBLICO DESSA
MODALIDADE SÓ SERÁ EFETIVADA QUANDO O QUE FOR EXIGIDO POR LEI E O QUE ACONTECE NA REALIDADE PARAREM
DE ANDAR EM DISSOCIAÇÃO.