A CIÊNCIA É UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTOS CRÍTICOS. A CONTEXTUALIZAÇÃO VEM CONTRIBUIR A PARTIR DE FERRAMENTAS PRÁTICAS-PEDAGÓGICAS QUE TRABALHAM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, INSTIGANDO AO ALUNO REFLETIR BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS SOCIAIS. UMA FORMA DE TRABALHAR ESSAS QUESTÕES SOCIAIS É ASSOCIANDO TEMAS QUE AMPLIEM ESSA VISÃO, DESTA FORMA O DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS É UMA PROBLEMÁTICA IMPORTANTE A SER DISCUTIDA COM OS ESTUDANTES, POIS A SUA EXTINÇÃO PODE CAUSAR DESEQUILÍBRIOS NO ECOSSISTEMA. NESSE SENTIDO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CIÊNCIAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS PARA O EQUILÍBRIO DA BIODIVERSIDADE, UTILIZANDO O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA). TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, ORIGINADA DE UMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PÚBLICO DESSE TRABALHO FOI UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI DESENVOLVIDA UMA AULA COM O TEMA “SEM ABELHA, SEM MEL, SEM VIDA”. DURANTE A AULA FOI OBSERVADO QUE OS ALUNOS TINHAM UM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O ASSUNTO E AO FINAL DA AULA PÔDE-SE PERCEBER QUE ELES NÃO SÓ COMPREENDERAM A PROPOSTA DA AULA E O CONTEÚDO ABORDADO COMO TAMBÉM DERAM SUGESTÕES PARA EVITAR O DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS.