UM DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE, RELACIONA-SE DIRETAMENTE AO PAPEL PASSIVO DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A GEOGRAFIA ESCOLAR TEM SE APRESENTADO HISTORICAMENTE COMO UMA DISCIPLINA DECORATIVA CUJA PEDAGOGIA TRADICIONALISTA POSSUI PREVALÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. ESTA PESQUISA DÁ VISIBILIDADE AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO. O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR A RELEVÂNCIA DO USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GOMES ALVES, EM PATOS - PB. APLICOU-SE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM OS PRINCÍPIOS DA SALA DE AULA INVERTIDA (SAI), ABORDANDO A REGIÃO NORTE DO BRASIL, NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISTO, UTILIZOU-SE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE WHATSAPP E DO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PRIVILEGIOU OS ESCRITOS DE BERGMAN; SAMS (2016), CHRISTENSEN (2013), HORN (2013), JOHNSON; BECKER; ESTRADA; FREEMAN (2014), MUNHOZ (2015), SATER (2013), VALENTE (2013) E MORAN (2014), AUTORES QUE DISCUTEM AS METODOLOGIAS ATIVAS, A SALA DE AULA INVERTIDA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SALIENTA-SE QUE A SAI PROMOVE A INVERSÃO DAS AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS EM SALA DE AULA E EM CASA E SURGE COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA QUE FOMENTA O PROTAGONISMO DO ALUNO. CONCLUI-SE QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS POTENCIALIZAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E FOI ADEQUADA PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO EXPLORADO, PORÉM SÃO DEPENDENTES DE INFRAESTRUTURA COMO A INTERNET E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS.