O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) É UM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO COM CAUSAS GENÉTICAS E AMBIENTAIS QUE APARECE NA INFÂNCIA E, FREQUENTEMENTE, ACOMPANHA O INDIVÍDUO POR TODA SUA VIDA. SE CARACTERIZA POR SINTOMAS DE DESATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE. PARA O TRATAMENTO DESTE TRANSTORNO É NECESSÁRIA UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, JUNTAMENTE COM OS PAIS E PROFESSORES, EM BUSCA DO MELHOR DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO VISA COMPREENDER COMO OS PAIS E PROFESSORES ENFRENTAM AS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ADOTANDO PROCEDIMENTOS DE ESTUDO DE CAMPO E DESENVOLVIDA DE MANEIRA TRANSVERSAL. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS PAIS E SERÁ UTILIZADO O MESMO INSTRUMENTO COM OS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM TDAH, APÓS ISSO, OS DADOS ESTÃO SENDO ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. A PESQUISA EM QUESTÃO ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO, ENTÃO ATÉ O MOMENTO PODE-SE CONCLUIR QUE OS COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS DECORRENTES DO TDAH GERAM UM DESGASTE PSICOLÓGICO E EMOCIONAL NOS PAIS, RELACIONADO PRINCIPALMENTE A DIFICULDADE EM AUXILIAR OS FILHOS EM SUAS TAREFAS ESCOLARES, ATRELADO AO JULGAMENTO DOS COMPORTAMENTOS DE SEUS FILHOS PELO MEIO SOCIAL E FAMILIAR.