Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROTAGONISMO DO PROFESSOR FORMADOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO

Palavra-chaves: PORFESSOR FORMADOR, FORMAÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE, DOCUMENTOS OFICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA ABORDAGEM APRESENTA ALGUMAS PERCEPÇÕES DE COMO SE COMPREENDE OS MOMENTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CERNE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MAIS ESPECIFICAMENTE, TRATA-SE DE UM DOS MÚLTIPLOS OLHARES ACERCA DA FUNÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) FORMADOR(A) JUNTO ÀS UNIDADES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CÁCERES. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE APRESENTAR ALGUNS PONTOS DE REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE MATO GROSSO, TENDO COMO REFERENCIAL A AÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR. PARA FORTALECIMENTO DAS OBSERVAÇÕES DERIVADAS DAS EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO FORMATIVO, RECORREMOS A TEÓRICOS COMO: MIGUEL ARROYO (1990), PAULO FREIRE (1996), ANTONIO NÓVOA (1992, 1999, 2003, 2009, 2010),ENTRE OUTROS QUE DISCORREM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A TEORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA E DA EXPERIENCIAÇÃO DA TEORIA NO FAZER. A PROPOSTA COMPREENDE QUE PRECISAMOS PARAR DE REPRODUZIR O QUE OS OUTROS PENSAM SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE, O QUE NOS TRAZ PERTURBAÇÕES, PARA VIVER ÀS COMPLEXIDADES DAS BONITEZAS DO ENSINAR-APRENDER E VICE-VERSA, DESCOBRINDO POR MEIO DO APRENDIZADO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE AS DIMENSÕES PROFISSIONAIS E PESSOAIS SÃO CUMPLICES NA ATUAÇÃO DOCENTE.

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