INTRODUÇÃO: A PRIMEIRA INFÂNCIA É UM PERÍODO QUE COMPREENDE DOS 2 AOS 6 ANOS DE IDADE. ELA É UMA FASE DA VIDA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, ISSO PORQUE OS ESTÍMULOS CORRETOS NO CAMPO PSICOMOTOR E SÓCIO AFETIVO NESTA ETAPA, SUCEDEM POSTERIORMENTE EM ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA VIDA ADULTA DO INDIVÍDUO. OBJETIVO: DESCREVER ATIVIDADES PSICOMOTORAS E A OBSERVAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR REALIZADAS NO ENSINO INFANTIL COM A FINALIDADE DE MENSURAR O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. METODOLOGIA: O TRABALHO SE CARACTERIZA COMO UM RELATO DE EXPERIENCIA VIVENCIADO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA. RESULTADOS: FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O CONTEXTO ESCOLAR EM QUE OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, ASSIM COMO A AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA TRABALHAR NESSA ÁREA TEM INFLUÊNCIA DIRETA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA FASE DA PRIMEIRA INFÂNCIA. CONCLUSÃO: A INFÂNCIA E, CONSEQUENTEMENTE O ENSINO INFANTIL, É UM PERÍODO DE GRANDE IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS PSICOMOTORES. A EDUCAÇÃO FÍSICA, POR SUA VEZ, É UMA ÁREA EM POTENCIAL PARA ESTIMULAR ESSE DESENVOLVIMENTO. A PARTIR DISSO SE FAZ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL NA REDE PÚBLICA, PROFISSIONAL ESTE COM GRANDE CAPACIDADE PARA AJUDAR A CRIANÇA A SE DESENVOLVER DE MANEIRA INTEGRAL.