Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DESENVOLVIMENTO MOTOR, DESENVOLVIMENTO MOTOR Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58551
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3851
    "inscrito_id" => 3615
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A PRIMEIRA INFÂNCIA É UM PERÍODO QUE COMPREENDE DOS 2 AOS 6 ANOS DE IDADE. ELA É UMA FASE DA VIDA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, ISSO PORQUE OS ESTÍMULOS CORRETOS NO CAMPO PSICOMOTOR E SÓCIO AFETIVO NESTA ETAPA, SUCEDEM POSTERIORMENTE EM ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA VIDA ADULTA DO INDIVÍDUO. OBJETIVO: DESCREVER ATIVIDADES PSICOMOTORAS E A OBSERVAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR REALIZADAS NO ENSINO INFANTIL COM A FINALIDADE DE MENSURAR O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. METODOLOGIA: O TRABALHO SE CARACTERIZA COMO UM RELATO DE EXPERIENCIA VIVENCIADO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA. RESULTADOS: FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O CONTEXTO ESCOLAR EM QUE OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, ASSIM COMO A AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA TRABALHAR NESSA ÁREA TEM INFLUÊNCIA DIRETA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA FASE DA PRIMEIRA INFÂNCIA. CONCLUSÃO: A INFÂNCIA E, CONSEQUENTEMENTE O ENSINO INFANTIL, É UM PERÍODO DE GRANDE IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS PSICOMOTORES. A EDUCAÇÃO FÍSICA, POR SUA VEZ, É UMA ÁREA EM POTENCIAL PARA ESTIMULAR ESSE DESENVOLVIMENTO. A PARTIR DISSO SE FAZ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL NA REDE PÚBLICA, PROFISSIONAL ESTE COM GRANDE CAPACIDADE PARA AJUDAR A CRIANÇA A SE DESENVOLVER DE MANEIRA INTEGRAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DESENVOLVIMENTO MOTOR, DESENVOLVIMENTO MOTOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID3615_25092019135212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVÂNIA SANTOS DIMAS"
    "autor_nome_curto" => "ERIVÂNIA DIMAS"
    "autor_email" => "erivaniadimas10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE- CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58551
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3851
    "inscrito_id" => 3615
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A PRIMEIRA INFÂNCIA É UM PERÍODO QUE COMPREENDE DOS 2 AOS 6 ANOS DE IDADE. ELA É UMA FASE DA VIDA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, ISSO PORQUE OS ESTÍMULOS CORRETOS NO CAMPO PSICOMOTOR E SÓCIO AFETIVO NESTA ETAPA, SUCEDEM POSTERIORMENTE EM ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA VIDA ADULTA DO INDIVÍDUO. OBJETIVO: DESCREVER ATIVIDADES PSICOMOTORAS E A OBSERVAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR REALIZADAS NO ENSINO INFANTIL COM A FINALIDADE DE MENSURAR O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. METODOLOGIA: O TRABALHO SE CARACTERIZA COMO UM RELATO DE EXPERIENCIA VIVENCIADO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA. RESULTADOS: FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O CONTEXTO ESCOLAR EM QUE OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, ASSIM COMO A AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA TRABALHAR NESSA ÁREA TEM INFLUÊNCIA DIRETA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA FASE DA PRIMEIRA INFÂNCIA. CONCLUSÃO: A INFÂNCIA E, CONSEQUENTEMENTE O ENSINO INFANTIL, É UM PERÍODO DE GRANDE IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS PSICOMOTORES. A EDUCAÇÃO FÍSICA, POR SUA VEZ, É UMA ÁREA EM POTENCIAL PARA ESTIMULAR ESSE DESENVOLVIMENTO. A PARTIR DISSO SE FAZ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL NA REDE PÚBLICA, PROFISSIONAL ESTE COM GRANDE CAPACIDADE PARA AJUDAR A CRIANÇA A SE DESENVOLVER DE MANEIRA INTEGRAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DESENVOLVIMENTO MOTOR, DESENVOLVIMENTO MOTOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID3615_25092019135212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVÂNIA SANTOS DIMAS"
    "autor_nome_curto" => "ERIVÂNIA DIMAS"
    "autor_email" => "erivaniadimas10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE- CAMPUS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

INTRODUÇÃO: A PRIMEIRA INFÂNCIA É UM PERÍODO QUE COMPREENDE DOS 2 AOS 6 ANOS DE IDADE. ELA É UMA FASE DA VIDA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, ISSO PORQUE OS ESTÍMULOS CORRETOS NO CAMPO PSICOMOTOR E SÓCIO AFETIVO NESTA ETAPA, SUCEDEM POSTERIORMENTE EM ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA VIDA ADULTA DO INDIVÍDUO. OBJETIVO: DESCREVER ATIVIDADES PSICOMOTORAS E A OBSERVAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR REALIZADAS NO ENSINO INFANTIL COM A FINALIDADE DE MENSURAR O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. METODOLOGIA: O TRABALHO SE CARACTERIZA COMO UM RELATO DE EXPERIENCIA VIVENCIADO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INFANTIL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA. RESULTADOS: FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O CONTEXTO ESCOLAR EM QUE OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, ASSIM COMO A AUSÊNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA TRABALHAR NESSA ÁREA TEM INFLUÊNCIA DIRETA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA FASE DA PRIMEIRA INFÂNCIA. CONCLUSÃO: A INFÂNCIA E, CONSEQUENTEMENTE O ENSINO INFANTIL, É UM PERÍODO DE GRANDE IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS PSICOMOTORES. A EDUCAÇÃO FÍSICA, POR SUA VEZ, É UMA ÁREA EM POTENCIAL PARA ESTIMULAR ESSE DESENVOLVIMENTO. A PARTIR DISSO SE FAZ NECESSÁRIO A INSERÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL NA REDE PÚBLICA, PROFISSIONAL ESTE COM GRANDE CAPACIDADE PARA AJUDAR A CRIANÇA A SE DESENVOLVER DE MANEIRA INTEGRAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.