O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO VEM DESDE ALGUNS ANOS GANHANDO ESPAÇO COMO UMA DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES
ECONÔMICAS DO PAÍS, NA REGIÃO NORDESTE, ESPECIFICAMENTE NA ÁREA QUE COMPÕE O SUL DO MARANHÃO A
PECUÁRIA VEM SENDO DESENVOLVIDA DESDE O SÉCULO XVIII COM A CHEGADA DAS CORRENTES PECUARISTAS E
VEM SE INTENSIFICANDO ATÉ OS DIAS DE HOJE. A FIXAÇÃO E O CRESCIMENTO DESSA ATIVIDADE ECONÔMICA TÊM
SEUS REFLEXOS NO ÂMBITO SOCIAL. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DESSE TRABALHO CONSISTE EM
COMPREENDER COMO A REALIDADE DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO
BREJÃO/MA INTERFERE NO PROCESSO FORMAÇÃO ESCOLAR DOS TRABALHADORES. PARA A EFETIVAÇÃO DESSA ANÁLISE,
UTILIZAMOS DE UMA METODOLOGIA QUANTITATIVA E QUALITATIVA AFIM DE NÃO RESTRINGIR A PESQUISA SOMENTE A
INTERPRETAÇÕES NUMÉRICAS SOBRE A PECUÁRIA LEITEIRA, MAS DE IDENTIFICAR OS IMPACTOS SOCIAIS DESSA
ATIVIDADE ECONÔMICA. COMO TAMBÉM, REALIZAMOS VISITAS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS EM QUASE TODOS
OS SETORES DA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA (LATICÍNIOS, TRANSPORTE E FAZENDAS). USOU-SE COMO APORTE
TEÓRICO PARA ESTE TRABALHO OS ESTUDOS DE MACHADO (2014), ALVES (2008) E ANTUNES (2013). OS
RESULTADOS DESSA PESQUISA INDICAM QUE POR ESSES TRABALHADORES INTEGRAREM A CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA E
ESTAREM EM CONDIÇÕES DE TRABALHO ATRAVÉS DA INFORMALIDADE, PRECARIEDADE E FLEXIBILIDADE IMPOSSIBILITA
UMA FORMAÇÃO ESCOLAR DOS MESMOS.