DENTRO DO QUE SE DISCUTE EM TORNO DA NECESSÁRIA MUDANÇA DO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL MERAMENTE EXPOSITIVO, PROPÕE-SE A TRANSFORMAÇÃO DO PENSAMENTO ESPONTÂNEO DO PROFESSOR. PARA TANTO, TEM-SE IMPLEMENTADO NOVAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E SOBRE TÉCNICAS PARA A FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA. ESTE TRABALHO DESENVOLVE UM REFERENCIAL TEÓRICO E BUSCA POR APLICAÇÕES DE ASPECTOS DELE NO LITORAL AMAZÔNICO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DOS SEGUINTES CONCEITOS-CHAVE: PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA MULTICULTURAL. LOCALIZARAM-SE SETE TRABALHOS EM TORNO DESTES CONCEITOS QUE FAZIAM INTERFACE COM O CONTEXTO LITORÂNEO DA AMAZÔNIA. HOUVE MAIOR NÚMERO DE TRABALHOS VOLTADAS À REALIDADE PESQUEIRA (3) E SOBRE A RELAÇÃO DE SABERES E CONTEÚDOS ESCOLARES COM A VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS (3). CADA PESQUISA TEVE UM ENFOQUE BEM DIFERENTE DAS DEMAIS, SENDO QUE DUAS DELAS ENFOCARAM TEMÁTICAS RELACIONADAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM EDUCAÇÃO FOI FOCALIZADO NO FORMATO DE UMA CARTILHA SOBRE PEIXES AMAZÔNICOS, DE UM ENFOQUE EM TORNO DE PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE UMA COMUNIDADE DE PESCA E AGRICULTURA TRADICIONAL; E DE OFICINAS DE SURFE COM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PERCEBEU-SE HAVER MUITO A SE EXPLORAR NO LITORAL AMAZÔNICO EM TORNO DE TAIS QUESTÕES, POIS ELE É RICO EM MUITAS POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA E O ENSINO. ALÉM DO QUE, REFORÇA-SE A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER PESQUISA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA, POIS ESTE TIPO DE ATIVIDADE AUMENTA A HABILIDADE CRÍTICO-REFLEXIVA E ESTIMULA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO.