Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOMATEMATICA E TICS

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, TIC’S Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60443
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2045
    "inscrito_id" => 8786
    "titulo" => "ETNOMATEMATICA E TICS"
    "resumo" => "A INTRODUÇÃO DAS TICS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA GARANTE A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR, JÁ A ETNOMATEMÁTICA TRAZ UM CONCEITO DE ENSINO DA MATEMÁTICA RESPEITANDO AS CRENÇAS E OS COSTUMES DE CADA REGIÃO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR ATRAVÉS DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS A IMPORTÂNCIA DAS TIC’S E DA ETNOMATEMÁTICA RESSALTANDO AS DIFICULDADES DO EDUCADOR, A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E AS POTENCIALIDADES DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A QUAL EM UMA BUSCA NA PLATAFORMA DO GOOGLE SCHOLAR COM AS PALAVRAS CHAVE ETNOMATEMÁTICA E TIC’S TROUXE 1.330 ARTIGOS, E QUE APÓS SEREM UTILIZADOS OS PROCESSOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO RESULTOU-SE EM 08 ARTIGOS. OS RESULTADOS TROUXERAM COMO DIFICULDADES PARA O PROFESSOR PRINCIPALMENTE A INOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO E COMO POTENCIALIDADE PARA OS ALUNOS OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O ENGAJAMENTO ENTRE OS ALUNOS, A AMPLIAÇÃO E A MOTIVAÇÃO DO INTERESSE NO CONHECIMENTO FORAM MAIS EVIDENTES. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE AS PRÁTICAS QUE VISLUMBRAM A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA TEM UM GRANDE POTENCIAL QUANDO SE REFERE AO APRENDIZADO. ENTRETANTO, OS ENTRAVES ENCONTRADOS PARA QUE ESTE ENSINO SEJA REALIDADE NA SALA DE AULA DEVE SER SANADOS. PORTANTO, ESTE ESTUDO CONSTATOU A NECESSIDADE DE REALIZAR PESQUISAS FUTURAS QUANTO À CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES RELACIONADAS ÀS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E AO USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, BEM COMO TAMBÉM PESQUISAS QUE TRAGAM MEIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DENTRO DO COSTUME E CRENÇA POPULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, TIC’S"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8786_15082019143730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DALVA DE ABREU FARIAS."
    "autor_nome_curto" => "DALVA ABREU"
    "autor_email" => "dadafrias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UMA- FUNCHAL- ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60443
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2045
    "inscrito_id" => 8786
    "titulo" => "ETNOMATEMATICA E TICS"
    "resumo" => "A INTRODUÇÃO DAS TICS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA GARANTE A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR, JÁ A ETNOMATEMÁTICA TRAZ UM CONCEITO DE ENSINO DA MATEMÁTICA RESPEITANDO AS CRENÇAS E OS COSTUMES DE CADA REGIÃO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR ATRAVÉS DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS A IMPORTÂNCIA DAS TIC’S E DA ETNOMATEMÁTICA RESSALTANDO AS DIFICULDADES DO EDUCADOR, A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E AS POTENCIALIDADES DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A QUAL EM UMA BUSCA NA PLATAFORMA DO GOOGLE SCHOLAR COM AS PALAVRAS CHAVE ETNOMATEMÁTICA E TIC’S TROUXE 1.330 ARTIGOS, E QUE APÓS SEREM UTILIZADOS OS PROCESSOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO RESULTOU-SE EM 08 ARTIGOS. OS RESULTADOS TROUXERAM COMO DIFICULDADES PARA O PROFESSOR PRINCIPALMENTE A INOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO E COMO POTENCIALIDADE PARA OS ALUNOS OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O ENGAJAMENTO ENTRE OS ALUNOS, A AMPLIAÇÃO E A MOTIVAÇÃO DO INTERESSE NO CONHECIMENTO FORAM MAIS EVIDENTES. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE AS PRÁTICAS QUE VISLUMBRAM A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA TEM UM GRANDE POTENCIAL QUANDO SE REFERE AO APRENDIZADO. ENTRETANTO, OS ENTRAVES ENCONTRADOS PARA QUE ESTE ENSINO SEJA REALIDADE NA SALA DE AULA DEVE SER SANADOS. PORTANTO, ESTE ESTUDO CONSTATOU A NECESSIDADE DE REALIZAR PESQUISAS FUTURAS QUANTO À CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES RELACIONADAS ÀS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E AO USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, BEM COMO TAMBÉM PESQUISAS QUE TRAGAM MEIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DENTRO DO COSTUME E CRENÇA POPULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, TIC’S"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID8786_15082019143730.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DALVA DE ABREU FARIAS."
    "autor_nome_curto" => "DALVA ABREU"
    "autor_email" => "dadafrias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UMA- FUNCHAL- ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A INTRODUÇÃO DAS TICS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA GARANTE A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR, JÁ A ETNOMATEMÁTICA TRAZ UM CONCEITO DE ENSINO DA MATEMÁTICA RESPEITANDO AS CRENÇAS E OS COSTUMES DE CADA REGIÃO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR ATRAVÉS DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS A IMPORTÂNCIA DAS TIC’S E DA ETNOMATEMÁTICA RESSALTANDO AS DIFICULDADES DO EDUCADOR, A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E AS POTENCIALIDADES DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A QUAL EM UMA BUSCA NA PLATAFORMA DO GOOGLE SCHOLAR COM AS PALAVRAS CHAVE ETNOMATEMÁTICA E TIC’S TROUXE 1.330 ARTIGOS, E QUE APÓS SEREM UTILIZADOS OS PROCESSOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO RESULTOU-SE EM 08 ARTIGOS. OS RESULTADOS TROUXERAM COMO DIFICULDADES PARA O PROFESSOR PRINCIPALMENTE A INOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO E COMO POTENCIALIDADE PARA OS ALUNOS OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O ENGAJAMENTO ENTRE OS ALUNOS, A AMPLIAÇÃO E A MOTIVAÇÃO DO INTERESSE NO CONHECIMENTO FORAM MAIS EVIDENTES. ASSIM, OBSERVOU-SE QUE AS PRÁTICAS QUE VISLUMBRAM A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DENTRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA TEM UM GRANDE POTENCIAL QUANDO SE REFERE AO APRENDIZADO. ENTRETANTO, OS ENTRAVES ENCONTRADOS PARA QUE ESTE ENSINO SEJA REALIDADE NA SALA DE AULA DEVE SER SANADOS. PORTANTO, ESTE ESTUDO CONSTATOU A NECESSIDADE DE REALIZAR PESQUISAS FUTURAS QUANTO À CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES RELACIONADAS ÀS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS E AO USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, BEM COMO TAMBÉM PESQUISAS QUE TRAGAM MEIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DENTRO DO COSTUME E CRENÇA POPULAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.