A EDUCAÇÃO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, NÃO É DE HOJE QUE EDUCADORES BUSCAM FORMAS DE TRABALHAR DE FORMA MAIS INTERESSANTE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA DO ENSINO UNIVERSITÁRIO. ESTUDO NATUREZA APLICADA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E OBJETIVOS DE PESQUISA DO TIPO EXPLORATÓRIO E INTERVENCIONAL, A APRESENTA UMA SÍNTESE DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR NO NOROESTE DO PARANÁ. O FOCO DO ESTUDO ESTEVE NA CONSTRUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO DE PARTICIPANTES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO A PARTIR E SOBRE O MÉTODO DO PSICODRAMA. COMO RESULTADOS OBTEVE-SE QUE O AMBIENTE PSICODRAMÁTICO POSSIBILITA E MOTIVA A INTERAÇÃO, A COLABORAÇÃO, A TROCA DE IDEIAS, A APRENDIZAGEM EMOCIONALIZADA E A INOVAÇÃO NOS PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, BEM COMO, AO COMPREENDIDO PELA PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO É POSSÍVEL CORRELACIONÁ-LO À TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE BA.