O ENSINO DE BOTÂNICA AINDA É POUCO CONTEXTUALIZADO NAS ESCOLAS, DISTANCIANDO A TEORIA E PRÁTICA DA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS. NAS ESCOLAS DO CAMPO NÃO É DIFERENTE, PROFESSORES NÃO SABEM COMO ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS. POR ISSO A NOSSA HIPÓTESE É: DE QUE FORMA O ENSINO DE BOTÂNICA É OFERECIDO DENTRO DO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO NO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA? ONDE OS JOVENS DIVIDEM SUA FORMAÇÃO ENTRE O AMBIENTE ESCOLAR E O AMBIENTE FAMILIAR-COMUNITÁRIO, INTEGRANDO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO CONTÍNUO DE FORMAÇÃO. A PESQUISA SERÁ DESENVOLVIDA EM TRÊS ESCOLAS SITUADAS NO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA QUE EMPREGAM O REGIME DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. PARTICIPAM DA PESQUISA PROFESSORES DE BIOLOGIA, ALUNOS DO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE, COORDENADORES E PAIS DE ALUNOS. ENTREVISTA SEGUIDA DE QUESTIONÁRIO E INFORMAÇÕES REGISTRADAS NO DIÁRIO DE CAMPO SERÃO OS INSTRUMENTOS DE COLETA, O MESMO TERÁ ABORDAGEM QUALITATIVA. A PESQUISA ENCONTRA-SE APROVADA PELO COMITÉ DE ÉTICA/ (CEP/UESB), SEGUINDO ATÉ O MOMENTO COM VISITAS NAS ESCOLAS PARA A FASE DE COLETA DE DADOS.