O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REDE FUNDAMENTAL, GERALMENTE ACONTECE DE FORMA CONTEUDISTA E LONGE DA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS EM SEU COTIDIANO, DIFICULTANDO ASSIM, A APRENDIZAGEM E DISTANCIANDO O INTERESSE DO ALUNO PELA DISCIPLINA. A PARTIR DISSO, A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS SURGE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA COM GRANDE POTENCIAL PARA SUPERAR ESSA PROBLEMÁTICA, ONDE O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR OS EXPERIMENTOS DESENVOLVIDOS NO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO E ENSINO – PROAFE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, QUE SURGE COMO UM PROGRAMA QUE BUSCA APOIAR E INTERVIR TANTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUANTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, NA PERSPECTIVA DE TRANSFORMAR O CONTEXTO ATRAVÉS DE AULAS EXPERIMENTAIS. BUSCANDO ELUCIDAR AS PRATICAS DESENVOLVIDA POR CADA UM DOS DOCENTES EM FORMAÇÃO DO CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SEGUNDO A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DA EXPERIMENTAÇÃO ILUSTRATIVA. VISANDO ASSIM, OFERECER AULAS EXPERIMENTAIS EMBASADAS EM ALGUNS MODELOS DA EXPERIMENTOTECA DA UDSP, TRAZENDO OS CONTEÚDOS: SOLO (PERMEABILIDADE E DEGRADAÇÃO DAS ROCHAS PARA A FORMAÇÃO DO SOLO). A PESQUISA SE DESENVOLVEU EM DUAS ETAPAS, NA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA E NA DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS NO PROGRAMA DESDE MARÇO DE 2018 ATE JUNHO DE 2019. NESSA PERSPECTIVA, PERCEBEMOS QUE É FUNDAMENTAL ESTABELECER UMA RELAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS COM O CONTEÚDO TEÓRICO ABORDADO, E ASSIM MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO BÁSICO, TODAVIA, NECESSITA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROGRAMA COMO FORMA DE APERFEIÇOÁ-LO, POIS O DESAFIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO GERAL É DESENVOLVER AULAS QUE ENFATIZEM A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS A REALIDADE DOS ALUNOS, UNIDOS COM A EXPERIMENTAÇÃO, E ASSIM CONTRIBUAM SATISFATORIAMENTE NA QUALIDADE DO ENSINO BÁSICO.