O PRESENTE ARTIGO TRATA DA AVALIAÇÃO EXTERNA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR DIFERENTES MODELOS E CARACTERÍSTICAS DE AVALIAÇÃO, DEFININDO CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO. A METODOLOGIA DA PESQUISA É DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. O MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS REALIZOU A AVALIAÇÃO EXTERNA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL BASEADO EM DOIS MODELOS: OS NORTE-AMERICANOS NOMEADOS POR INFANT TODDLER ENVIRONMENT RATING SCALE (ITERS-R) E EARLY CHILDHOOD ENVIRONMENT RATING SCALE (ECERS-R), AMBOS NA VERSÃO REVISADA QUE AVALIAM ESPAÇOS E AMBIENTES DA CRECHE E PRÉ-ESCOLA E; TAMBÉM UTILIZANDO OS MODELOS ITALIANOS BASEADAS NA AVALIAÇÃO DE CONTEXTO QUE INTITULAM-SE INDICATORI E SCALA DELLA QUALITÀ EDUCATIVA DEL NIDO – INDICADORES E ESCALA DA QUALIDADE EDUCATIVA DA CRECHE (ISQUEN) E AUTO¬VALUTAZIONE DELLA SCUOLA DELL’INFANZIA – AUTOAVALIAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA (AVSI). AMBOS MODELOS FORAM SELECIONADOS PARA UMA ANÁLISE COMPARADA AO LONGO DE NOVE CRITÉRIOS ESTABELECIDOS. CONCLUI-SE, QUE O MODELO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO QUE SE APROXIMA DA REALIDADE CONTEXTUAL FLORIANOPOLITANA DEVE CONSIDERAR A DIVERSIDADE IDENTITÁRIA DAS INSTITUIÇÕES E AS ESPECIFICIDADES PRÓPRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. DE MODO GERAL, A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PRECISA TER NATUREZA CIENTÍFICA, COM RIGOR TÉCNICO, PROCEDIMENTOS LEGITIMADOS PARA IDENTIFICAR SE A INSTITUIÇÃO ATENDE SUA FINALIDADE E DIRETRIZES. PARA ALÉM DAS INFORMAÇÕES PREVISTAS NA METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS, O RESULTADO DEVE SER A COMPILAÇÃO DO CRUZAMENTO DE DADOS FORMAIS COMO CENSO ESCOLAR, DEMAIS PROGRAMAS E O FINANCIAMENTO EDUCACIONAL QUE FOMENTAM O ACESSO, INFRAESTRUTURA, RECURSOS MATERIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO DOS SISTEMAS E DAS INSTITUIÇÕES.