A PESQUISA VISA MOSTRAR OS RESULTADOS DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS, COMO: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, QUE ESTÁ PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, PARA O 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. FOCOU-SE NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE SEIS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNDL - PROGRAMA NACIONAL DE LIVRO DIDÁTICO, E AVERIGUANDO COMO ESSES MATERIAIS CONCRETOS SÃO ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSAS OPERAÇÕES, DESSE MODO, COMO SE PODE TRABALHAR UTILIZANDO ESSE RECURSOS DIDÁTICOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. COM BASE, NOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS, O PROCESSO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SE DESENVOLVEU A PARTIR DE CONCEITOS ADOTADOS NOS MATERIAIS CONCRETOS, O ESTUDO A PARTIR DA DISPOSIÇÃO DESSE RECURSO PARA ALGUNS AUTORES DO LIVRO DIDÁTICO. BUSCOU-SE DESTACAR, PRINCIPALMENTE AS COMPREENSÕES QUE NORTEIAM ESSE TIPO DE ATIVIDADE NOS LIVROS AVALIADOS, E QUE O MESMO PODEM OFERECER CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO DA MATEMÁTICA, VENDO QUE ESSE ESTUDO IRA POSSIBILITAR UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CONTEÚDO DOS LIVROS RELACIONANDO COM O USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. TORNA-SE IMPORTANTE DESTACAR QUE A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO DESSES ALUNOS, E COM OS AVANÇOS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS FICA CADA VEZ MAIS IMPRESCINDÍVEL AVALIAR ESSES MATERIAIS, PARA A MELHOR UTILIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA AINDA É UMA FERRAMENTA QUE FOCALIZA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE APOIA O DOCENTE NA ORIENTAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES DE ENSINO.