ESTE ARTIGO RESULTA DE PESQUISA QUE PROCEDEU À INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE ACERCA DA LEGISLAÇÃO RECENTE QUE REFORMULOU O ENSINO MÉDIO, EFETUADA TANTO A PARTIR DE FONTES PRIMÁRIAS, COM ÊNFASE NA LEI Nº 13.415 DE 2017 QUE ALTEROU SUBSTANTIVAMENTE O CURRÍCULO DESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODIFICANDO ARTIGOS DA LEI Nº 9.394 DE 1996, A ATUAL LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, E DA BASE NACIONAL COMUM DO CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO, COMO DA PESQUISA DA BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA SOBRE O TEMA. BUSCANDO ANALISAR O DISCURSO QUE PRETENDE DAR SUSTENTAÇÃO ÀS REFORMAS EFETUADAS, AO COMPARÁ-LO COM DADOS ESTATÍSTICOS QUE COMPARAM OS INVESTIMENTOS PER CAPITA EM EDUCAÇÃO APLICADOS NO BRASIL E NOS PAÍSES DA OCDE, COTEJADOS COM ANÁLISE DE MODELOS FORMATIVOS VIGENTES EM OUTROS PAÍSES FOI POSSÍVEL DESVELAR OS SENTIDOS SUBJACENTES ÀS REFORMAS ATUAIS, PAUTADAS NAS DETERMINAÇÕES DE DOCUMENTOS DO BANCO MUNDIAL, VOLTADAS PARA A REDUÇÃO DO GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO E PARA O ATRELAMENTO DO SISTEMA EDUCACIONAL ÀS DEMANDAS DO TRABALHO FLEXÍVEL. CONCLUÍMOS, DETECTANDO UMA CONCEPÇÃO ALIGEIRADA DE FORMAÇÃO, DIRECIONADA PARA O TRABALHO SIMPLES, REEDITANDO A TEORIA DO CAPITAL HUMANO, CONCEBENDO A ECONOMIA DISSOCIADA DA POLÍTICA, MINISTRANDO UMA FORMAÇÃO QUE NÃO ATENDE AOS OBJETIVOS PREVISTOS NA LDB. AO DESVALORIZAR AS CIÊNCIAS HUMANAS, COM ÊNFASE EXCESSIVA NA PRÁTICA, NÃO ABORDANDO OS FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DO CONHECIMENTO, SECUNDARIZANDO OS PROCESSOS HISTÓRICOS, A ATUAL REFORMA PRIORIZA A DIMENSÃO INSTRUMENTAL DO CONHECIMENTO, OFERECENDO ESCOLARIZAÇÃO MUITO DIVERSA DO CONCEITO DE POLITECNIA E DE EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL, DEFENDIDOS PELOS MOVIMENTOS DOCENTES NA TRAMITAÇÃO DA LDB.