Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA: USO DE FERRAMENTOS PRÁTICAS E SEUS EFEITOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, DIDÁTICA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É NOTÁVEL QUE, OS PROFESSORES DE QUÍMICA DEMONSTRAM DIFICULDADES EM RELACIONAR OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS COM EVENTOS DA VIDA COTIDIANA, PRIORIZANDO A REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, A CÓPIA E A MEMORIZAÇÃO, ESQUECENDO, MUITAS VEZES, DE ASSOCIAR A TEORIA COM A PRÁTICA. SENDO ASSIM, UMA BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS DE ABORDAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS TORNA-SE FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É VERIFICAR O RENDIMENTO E INTERESSE DOS ESTUDANTES NAS AULAS DE QUÍMICA QUANDO EXPOSTOS A METODOLOGIA CONVENCIONAL E UMA ALTERNATIVA, QUE SE DARÁ POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE EXPERIMENTOS. UM EXPERIMENTO FOI REALIZADO VISANDO VERIFICAR O RENDIMENTO E INTERESSE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL REALIZADO PELA UFRRJ, NO CAMPUS SEROPÉDICA, RJ. NESSE ESTUDO, FORAM UTILIZADAS DUAS TURMAS, SENDO QUE NA PRIMEIRA (TURMA A) A AULA REFERENTE AO CONTEÚDO DE OXIRREDUÇÃO FOI LECIONADA COM A REALIZAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NO FINAL, DE CARÁTER OBSERVATÓRIO POR PARTE DOS ESTUDANTES. POR OUTRO LADO, NA SEGUNDA CLASSE (TURMA B), ESTE MESMO CONTEÚDO FOI LECIONADO SEM OS EXPERIMENTOS PRÁTICOS A SEREM OBSERVADOS PELOS ESTUDANTES. TIVEMOS 47 PARTICIPANTES, DE AMBOS OS SEXOS, COM FAIXA ETÁRIA DE 17 A 43 ANOS. A PARTIR DESTE ESTUDO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE AULAS COM PARTE PRÁTICA SÃO MAIS EFETIVAS PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS, POIS A TURMA QUE FOI CONTEMPLADA COM EXPERIMENTOS SE SAIU MELHOR NAS PERGUNTAS TEÓRICAS, SE SENTIU MAIS MOTIVADA AO ESTUDAR A DISCIPLINA E DECLAROU QUE APÓS ESTA EXPERIMENTAÇÃO, O INTERESSE PELA QUÍMICA AUMENTOU, POIS PASSOU A FAZER SENTIDO OS CONCEITOS ANTES VISTOS SOMENTE DE FORMA ABSTRATA. POIS, NAS PERGUNTAS SOBRE O CONCEITO DE AGENTE REDUTOR E AGENTE OXIDANTE, NA TURMA A 90.9% DOS ALUNOS RESPONDERAM CORRETAMENTE A FUNÇÃO, ENQUANTO QUE NA TURMA B, APENAS 64.3% ACERTARAM ESTES CONCEITOS. SENDO ASSIM, É NÍTIDO O QUANTO QUE UMA AULA DIFERENCIADA AGREGA POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. DEVIDO A ISSO, É INDISCUTÍVEL A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, POIS A AULA PRÁTICA É UMA SUGESTÃO DE ESTRATÉGIA DE ENSINO QUE PODE CONTRIBUIR PARA A MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM, ALÉM DE AJUDAR MUITO NO ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO DEMONSTROU COMO UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PODE IMPACTAR OS ESTUDANTES, A IDEIA É DIFUNDIR ESTE MÉTODO EFICAZ PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM INCORPORAR EM SUAS AULAS, EXPERIÊNCIAS SIMPLES DE SEREM REALIZADAS, MAS QUE FAZEM UMA DIFERENÇA SIGNIFICATIVA E DEVEM SER MAIS TRABALHADAS NAS ESCOLAS, POIS ISTO IRÁ CONTRIBUIR NO INTERESSE PELA CIÊNCIA.

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