O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA POR MEIO DA FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) IMPLANTOU NO ANO DE 2018 UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, DENOMINADO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), QUE ESTÁ SENDO IMPLEMENTANDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER COMO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA UFPI E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A RP OBJETIVA DESENVOLVER PRÁTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE FORTALEÇAM O CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA, EM PARCEIRA COM ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NA UFPI, SÃO 816 ALUNOS BOLSISTAS E 204 ALUNOS VOLUNTÁRIOS, 34 DOCENTES ORIENTADORES PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO E 96 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROGRAMA ESTA SENDO DESENVOLVIDO EM 5 (CINCO) CAMPI E TEM A CARGA HORÁRIA DE 440 HORAS, SENDO SUA DURAÇÃO DE 18 MESES (AGOSTO DE 2018 A JANEIRO DE 2020). SUA INTENCIONALIDADE É PROMOVER A IMERSÃO DO RESIDENTE NO CONTEXTO EDUCATIVO PARA QUE POSSA CONSTRUIR UMA RACIONALIDADE PEDAGÓGICA CRÍTICA E REFLEXIVA DECORRENTE DA EXPERIMENTAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESPAÇO EDUCATIVO E POLÍTICO DESTINADO À APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM DISTINTAS ÁREAS EPISTEMOLÓGICAS POR MEIO DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO E INTERVENÇÃO QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ. POR MEIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS É POSSÍVEL ESTREITAR RELAÇÕES ENTRE O ESTUDANTE DA LICENCIATURA E A ESCOLA, PERMITINDO O TRABALHO COLETIVO, O PROCESSO DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO E, ASSIM, FORMANDO UM PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO-PESQUISADOR.