NO PRESENTE TEXTO O OBJETIVO É DESENVOLVER REFLEXÃO, AINDA QUE INICIAL, SOBRE AS POTENCIALIDADES QUE A ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E A PRÁTICA DO DIÁRIO DE PESQUISA PODEM APRESENTAR AO GESTOR ESCOLAR EM SUA PRÁTICA. TRATA-SE DE UMA TEMÁTICA QUE SE INSERE NO CONTEXTO DA REALIZAÇÃO DA PESQUISA PARA EFEITO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO INTITULADA: “GESTÃO ESCOLAR E SUBJETIVIDADE: ESTUDO À LUZ DA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL”, MAS QUE, NO MOMENTO, O OBJETIVO É DESENVOLVER BREVES APONTAMENTOS SOBRE A ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E DIÁRIO DE PESQUISA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA COM O GESTOR, COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA UMA PRÁTICA MENOS BUROCRÁTICA E INSTRUMENTALIZADA, E SIM, COM VISTAS A UMA PRÁTICA REFLEXIVA A PARTIR DA AÇÃO E PARA COM A AÇÃO, NO SENTIDO DA PRÁXIS. PARA DESENVOLVER O PROPOSTO, ESTAREI USANDO COMO REFERÊNCIA OS TRABALHOS DE BARBOSA (2010) E MACEDO (2012), ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DE O GESTOR SABER RECONHECER-SE SUJEITO ATUANTE E INTERATIVO COM TODO O CORPO ESCOLAR, E A ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL COMO AMPLIAÇÃO DO CAMPO VISIONÁRIO DAS IDEIAS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO A SUA AÇÃO ADMINISTRATIVA. TRATA-SE DE UM ESTUDO ORIUNDO DE UMA PESQUISA AINDA EM ANDAMENTO, PORTANTO, A PRETENSÃO É OFERECER UMA REFLEXÃO INICIAL SOBRE A PROBLEMÁTICA PROPOSTA.