ESTE ARTIGO PARTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, COM O TÍTULO “PERFIL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO”. DESTA FORMA TRAÇANDO O PERFIL DOS PROFESSORES QUE ATUAM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS NA MODALIDADE EJA E RELACIONAR COM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DESSES PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SENDO EMBASADA EM AUTORES COMO FREIRE (1997), CARVALHO (2009) DENTRE OUTROS, CUJO SEUS ESTUDOS TRANSMITE UMA EDUCAÇÃO PRIMORDIAL PARA O ENTENDIMENTO DA CONDIÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE. AS DISCUSSÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NA MODALIDADE DA EJA SÃO DIVERSAS, PRINCIPALMENTE POR TEREM A RESPONSABILIDADE DE MANTEREM A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS EM SALA. PARA A ANÁLISE DE DADOS OPTAMOS POR UMA PESQUISA QUANTIQUALITATIVA POIS, NÃO HOUVE DISTINÇÃO RIGOROSA ENTRE PESQUISA QUANTITATIVA OU QUALITATIVA QUE IRÁ PROPORCIONAR A MELHOR ESTRATÉGIA DE COMPREENDER OS FENÔMENOS PESQUISADOS.