NESTE ARTIGO PROPÔS-SE INVESTIGAR COMO A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA PHET (PLATAFORMA DE SIMULAÇÕES INTERATIVAS) NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LEI DE NEWTON PODE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1°ANO DE INFORMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DO IFPI-CAMPUS ANGICAL, COM OBJETIVOS ESPECÍFICOS: UTILIZAR O SIMULADOR PHET E SUAS PROPRIEDADES EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LEI DE NEWTON NO ENTENDIMENTO DOS FENÔMENOS; TRANSFORMAR INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO VIVENCIADOS PELOS ALUNOS; AVALIAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA UTILIZANDO A PLATAFORMA DE SIMULAÇÃO, NA MOSTRA DE CONTEÚDO. UTILIZAMOS A METODOLOGIA DE PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, ONDE O ESTUDO ABORDADO É DE NATUREZA DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E EXECUÇÃO DE ATIVIDADE. PORTANTO, CONCLUÍMOS QUE O APROVEITAMENTO DO PHET FACILITOU O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE FÍSICA, MOTIVANDO OS ALUNOS AO INTERESSE PELO CONHECIMENTO DE FÍSICA.