A PRESENTE PRODUÇÃO OBJETIVA APRESENTAR CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A PRODUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COM FINALIDADE DE ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO DA INVESTIGAÇÃO FUNDAMENTOU-SE NO PROBLEMA: QUAIS OS IMPACTOS DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA? A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA FOI SISTEMATIZADA ATRAVÉS DE REVISÃO DA LITERATURA COM A UTILIZAÇÃO DA REVISÃO INTEGRATIVA, ENTREVISTA COM SEIS BOLSISTAS DO PIBID DE 2014 A 2018, E PESQUISA DOCUMENTAL CONSIDERANDO UM RECORTE NAS COMPETÊNCIAS E PERFIL FORMATIVO APRESENTADO NO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. AS DISCUSSÕES FUNDAMENTAM-SE EM AUTORES COMO GARCIA (2010), PIMENTA (2005), MOREIRA E CUNHA (2008) QUE DISCUTEM SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E IDENTIDADE DOCENTE, E EM PRODUÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DE D’AMBRÓSIO (2012), FIORENTINI (2009) E NACARATO (2009). SOBRE O PIBID, ENCONTROU-SE BASES NA LEI, DECRETO E DOCUMENTOS QUE FUNDAMENTAM E ORIENTAM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. A INVESTIGAÇÃO CONCLUIU QUE AS EXPERIÊNCIAS NO PIBID SÃO IMPACTANTES E NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADES PARA AÇÃO DOCENTE SITUADA E MOTIVADA AO PLENO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. COMO SUGESTÃO E DESAFIO POSTO AO PROGRAMA E A FORMAÇÃO DOCENTE APONTA-SE A NECESSIDADE DE CONSOLIDAR UMA CULTURA DE FORMAÇÃO A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE VIABILIZADA ATRAVÉS DE PARCERIAS ENTRE AS IES E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.