ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A EFICIÊNCIA DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE PARAMBU-CE. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT), É UMA POLÍTICA PÚBLICA DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, IMPLEMENTADA EM 2007 COMO AÇÃO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM E DA EVASÃO ESCOLAR. ORIUNDO DE PORTUGAL FOI ADOTADO EM UMA NOVA VERSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ, VISANDO GARANTIR A PERMANÊNCIA, O ACESSO E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. A ANÁLISE FOI FEITA A PARTIR DE DOCUMENTOS NORTEADORES DO REFERIDO PROJETO: MANUAL DE ORIENTAÇÕES DAS AÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA, ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. DOCUMENTO NORTEADOR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB. E FUNDAMENTADA EM CONTRIBUIÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES QUE FUNDAMENTAM A ANÁLISE EM QUESTÃO. DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS E ARTIGOS, NORTEADA PELO MÉTODO INDUTIVO E DIALÉTICO NUMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. A PARTIR DOS ACHADOS TEM-SE UM ENTENDIMENTO FORTE DE QUE O PAPEL DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA É IMPORTANTE PARA A MELHORIA NOS ÍNDICES DE DESEMPENHO AO LONGO DOS PERÍODOS LETIVOS E DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, PARA A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE INFREQUÊNCIA E PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO.