O PRESENTE TRABALHO TRATA DA PRÁXIS DA DIDÁTICA APLICADA NA CONTEMPORANEIDADE, A QUAL VEM MOSTRAR A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO TRABALHO DOCENTE, BUSCANDO USUFRUIR DAS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA O BOM ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. UTILIZAMOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAS TEÓRICOS PARA ESTE ESTUDO AUTORES COMO ALBUQUERQUE (2002), BOURDIEU E PASSERON (1970), CUNHA (2007), LIBÂNEO (2006) E FREIRE (2018) ENTRE OUTROS, NA FORMA DE ENSAIO TEÓRICO COMO METODOLOGIA A SER UTILIZADA. OBSERVAMOS QUE A DIDÁTICA PRECONIZA PRINCÍPIOS AO ENSINO DE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMPOSTO DE UMA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE PROFESSOR, ALUNO E COMPONENTES CURRICULARES DE ESTUDO, COM A ABORDAGEM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO E A FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DE QUE FORMA O ESTUDANTE ESTÁ INSERIDO NUM NOVO CONTEXTO EDUCACIONAL E QUE, O PROFESSOR PRECISA DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE REPASSAR O CONHECIMENTO, DE TAL MANEIRA QUE O ALUNO SE SINTA CADA VEZ MAIS INCENTIVADO. PERCEBEMOS QUE PARA OCORRER UMA BOA PRÁTICA, UMA TRANSPOSIÇÃO DA DIDÁTICA, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O PROFESSOR CORRESPONDE COMO MEDIADOR DESSE PROCESSO. ASSIM, A DIDÁTICA É FUNDAMENTAL PARA O APROFUNDAMENTO TEÓRICO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SENDO IMPRESCINDÍVEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NOTAMOS AINDA QUE NA ATUALIDADE A PRÁXIS É UM CAMPO QUE ENFRENTA GRANDES DESAFIOS, QUANDO LEVA EM CONTA AS EXIGÊNCIAS DO CURRÍCULO, O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INCLUSÃO SOCIAL.