ESTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS DE ENSINO-APRENDIZADO NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NO SÉCULO XXI, A PARTIR DA DISCIPLINA “MULTIMEIOS APLICADOS À GEOGRAFIA”. O PERCURSO INVESTIGATIVO BUSCOU ESTABELECER UMA TRIANGULAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA, A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A APLICAÇÃO DESSAS NOVAS FERRAMENTAS NA SALA DE AULA, SENDO QUE OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM PROBLEMATIZAR ACERCA DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÕES (TIC´S) EM SALA DE AULA, COMO UM PROCESSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA AJUDANDO OS ALUNOS EM SEU ENSINO – APRENDIZAGEM. “PARA UM MUNDO MODERNO CONVÉM UM ENSINO MODERNO E A GEOGRAFIA É UMA INTERROGAÇÃO PERMANENTE DO MUNDO”. (MONBEIG, 1954). NESTA PESQUISA O MÉTODO PARTIU DA ANÁLISE ACERCA DAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DO LIVRO DIDÁTICO, E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS TAIS COMO: DATASHOW, CÂMERA, RÁDIO, E O USO CELULAR. O ESFORÇO ANALÍTICO FOI PAUTADO NUM MOVIMENTO DE CRÍTICA PROPOSITIVA SOBRE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE GEOGRAFIA, NO SENTIDO DE REFLETIR ACERCA DE COMO ESTES PODEM SER TRABALHADOS PEDAGOGICAMENTE NO TOCANTE AO USO DESSES MULTIMEIOS COMO UMA ESTRATÉGIA PARA TORNAR AS AULAS MAIS PRODUTIVAS E ESTIMULAR O PENSAMENTO CRÍTICO. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE SUBSIDIADOS DE FORMA CUIDADOSA PELAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS É POSSÍVEL AO EDUCADOR PROPICIAR AOS DISCENTES EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS QUE PERMITE RELACIONAR OS CONCEITOS GEOGRÁFICOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA JUNTO COM O USO DAS TIC´S, QUE SE FAZ PRESENTE NO COTIDIANO DOS ALUNOS, E POR CONSEGUINTE, NÃO PODEM FICAR ASSIM DISSOCIADOS DA VIVENCIA ESCOLAR, ANTES PODEM ATUAR COMO MAIS UM RECURSO QUE CONTRIBUI PARA O ÊXITO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.