ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM ARTICULAÇÃO COM A PERSPECTIVA VYGOTSKYANA, BASEANDO-SE NA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA (1926/2004), DE VYGOTSKY. DESSE MODO, DISCORRERÁ SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DOS PROFESSORES BRASILEIROS E SOBRE A FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA DOCÊNCIA NO PAÍS. PARA ISSO, UTILIZARAM-SE RECURSOS METODOLÓGICOS DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. COMO RESULTADO, TEM-SE QUE A CONSTRUÇÃO DOCENTE ESTAVA PAUTADA NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS. NO ENTANTO, PASSA A SER DIRECIONADA PARA DOMINAR E ARTICULAR OS SABERES HISTÓRICOS COM AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM SEU CONTEXTO SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL. PARA ISSO, COLETOU-SE QUE É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR ASSUMA UMA POSTURA AUTÔNOMA, DINÂMICA, COLETIVA E VIVA. ADEMAIS, IDENTIFICARAM-SE METAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E TAMBÉM OS IMPASSES PARA SUA EFETIVAÇÃO. COMPREENDEU-SE, ENTÃO, QUE A FORMAÇÃO DOCENTE ESTÁ EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO, PODENDO TRANSFORMAR-SE À MEDIDA QUE A REALIDADE HISTÓRICO-CULTURAL SE MODIFICA NO AMBIENTE SOCIAL. NO MAIS, TOMA-SE CONSCIÊNCIA DE QUE O PROFESSOR CONTEMPORÂNEO CONTINUA A ENFRENTAR IMPASSES NA SUA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.