O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA EM ESTILO DE COMPETIÇÃO ACADÊMICA APLICADA A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA. BUSCANDO MUDAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DA DIFICULDADE E MONOTONIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE FÍSICA, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR BUSQUE ALTERNATIVAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS PARA QUE OS CONTEÚDOS, EM ESPECÍFICO O DE ÓPTICA GEOMÉTRICA, NÃO SE TORNEM CANSATIVOS E POUCO INTERESSANTES. BASEADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SÓCIO-HISTÓRICA-CULTURAL DE VYGOTSKY, EM QUE O INDIVIDUO APRENDE POR MEIO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS, REALIZAMOS UMA COMPETIÇÃO ENTRE EQUIPES PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A APRENDER. FORAM NECESSÁRIAS 6 (SEIS) AULAS DE (45) QUARENTA E CINCO MINUTOS CADA, PARA QUE A ATIVIDADE FOSSE CONCLUÍDA, OCORRENDO DA SEGUINTE MANEIRA: NAS TRÊS PRIMEIRAS AULAS REALIZAMOS AS DISCUSSÕES TEÓRICAS DO CONTEÚDO POR MEIO DO DIÁLOGO, TRANSFERINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA OS DISCENTES, A FIM DE QUE OS CONCEITOS NECESSÁRIOS FOSSEM POR ELES CONSTRUÍDOS. A QUARTA AULA SERVIU PARA A DIVISÃO DAS EQUIPES E A ESCOLHA DO NOME DE CADA UMA. OPTAMOS POR REALIZAR O SORTEIO DOS COMPONENTES PARA QUE ASSIM TODOS DESENVOLVESSEM A HABILIDADE DE TRABALHAR EM GRUPO, FORA DA ZONA DE CONFORTO COM SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS. COM AS EQUIPES MONTADAS, NAS DUAS ULTIMAS AULAS OCORREU À DISPUTA ACADÊMICA. AO FINAL, PERCEBEMOS QUE A ATIVIDADE ATINGIU SEU OBJETIVO, POIS DURANTE TODO O PROCESSO OS ALUNOS SE MOSTRARAM MOTIVADOS E ENGAJADOS. ALÉM DISSO, DURANTE A COMPETIÇÃO VIMOS UM ALTO NÚMERO DE ACERTO DAS QUESTÕES DISCUTIDAS. UM FATO BEM INTERESSANTE FOI QUANTO AO PERCENTUAL DE ACERTO DAS EQUIPES, POIS AMBAS ACERTARAM MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS, TORNANDO A DISPUTA ACADÊMICA MUITO PROVEITOSA.