ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS POSSIBILITADAS PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. NESSE SENTIDO, VERIFICA-SE A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO, O QUAL POSSIBILITA REFLEXÕES DE CARÁTER TEÓRICO-PRÁTICO ENVOLVENDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA, A CRIANÇA, O PROFESSOR, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE OUTROS CONCEITOS PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL. É FUNDAMENTAL QUE O GRADUANDO REALIZE ARTICULAÇÕES ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA ACADEMIA E A PRÁTICA OBSERVADA NOS CONTEXTOS ESCOLARES, OS QUAIS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DIVERSAS. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. ASSIM, VISANDO COMPREENDER CRITICAMENTE AS MÚLTIPLAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O DIA A DIA NA ESCOLA RECORREU-SE À TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO DENOMINADA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O ESTÁGIO PROPORCIONOU EXPERIÊNCIAS DEMASIADO SIGNIFICATIVAS, VISTO QUE, PERMITIU COMPREENDER ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E OS POSSÍVEIS DESAFIOS DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA. PORTANTO, ENQUANTO PROFESSORA EM FORMAÇÃO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DEVE ESTAR, CONSTANTEMENTE, RESSIGNIFICANDO-SE E RECONSTRUINDO-SE. ESTA EXPERIÊNCIA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR, ENTRE OUTROS FATORES, AS PARTICULARIDADES DOS SUJEITOS INSERIDOS NA REALIDADE EDUCATIVA - SEUS INTERESSES, TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA.