Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOB O OLHAR DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59182
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3787
    "inscrito_id" => 6178
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOB O OLHAR DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS POSSIBILITADAS PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. NESSE SENTIDO, VERIFICA-SE A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO, O QUAL POSSIBILITA REFLEXÕES DE CARÁTER TEÓRICO-PRÁTICO ENVOLVENDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA, A CRIANÇA, O PROFESSOR, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE OUTROS CONCEITOS PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL. É FUNDAMENTAL QUE O GRADUANDO REALIZE ARTICULAÇÕES ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA ACADEMIA E A PRÁTICA OBSERVADA NOS CONTEXTOS ESCOLARES, OS QUAIS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DIVERSAS. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. ASSIM, VISANDO COMPREENDER CRITICAMENTE AS MÚLTIPLAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O DIA A DIA NA ESCOLA RECORREU-SE À TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO DENOMINADA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O ESTÁGIO PROPORCIONOU EXPERIÊNCIAS DEMASIADO SIGNIFICATIVAS, VISTO QUE, PERMITIU COMPREENDER ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E OS POSSÍVEIS DESAFIOS DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA. PORTANTO, ENQUANTO PROFESSORA EM FORMAÇÃO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DEVE ESTAR, CONSTANTEMENTE, RESSIGNIFICANDO-SE E RECONSTRUINDO-SE. ESTA EXPERIÊNCIA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR, ENTRE OUTROS FATORES, AS PARTICULARIDADES DOS SUJEITOS INSERIDOS NA REALIDADE EDUCATIVA - SEUS INTERESSES, TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6178_25092019015222.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERTA CAMILA DA SILVA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "chertac@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59182
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3787
    "inscrito_id" => 6178
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOB O OLHAR DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS POSSIBILITADAS PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. NESSE SENTIDO, VERIFICA-SE A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO, O QUAL POSSIBILITA REFLEXÕES DE CARÁTER TEÓRICO-PRÁTICO ENVOLVENDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA, A CRIANÇA, O PROFESSOR, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE OUTROS CONCEITOS PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL. É FUNDAMENTAL QUE O GRADUANDO REALIZE ARTICULAÇÕES ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA ACADEMIA E A PRÁTICA OBSERVADA NOS CONTEXTOS ESCOLARES, OS QUAIS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DIVERSAS. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. ASSIM, VISANDO COMPREENDER CRITICAMENTE AS MÚLTIPLAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O DIA A DIA NA ESCOLA RECORREU-SE À TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO DENOMINADA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O ESTÁGIO PROPORCIONOU EXPERIÊNCIAS DEMASIADO SIGNIFICATIVAS, VISTO QUE, PERMITIU COMPREENDER ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E OS POSSÍVEIS DESAFIOS DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA. PORTANTO, ENQUANTO PROFESSORA EM FORMAÇÃO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DEVE ESTAR, CONSTANTEMENTE, RESSIGNIFICANDO-SE E RECONSTRUINDO-SE. ESTA EXPERIÊNCIA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR, ENTRE OUTROS FATORES, AS PARTICULARIDADES DOS SUJEITOS INSERIDOS NA REALIDADE EDUCATIVA - SEUS INTERESSES, TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID6178_25092019015222.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERTA CAMILA DA SILVA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "chertac@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS POSSIBILITADAS PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. NESSE SENTIDO, VERIFICA-SE A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO, O QUAL POSSIBILITA REFLEXÕES DE CARÁTER TEÓRICO-PRÁTICO ENVOLVENDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA, A CRIANÇA, O PROFESSOR, A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE OUTROS CONCEITOS PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL. É FUNDAMENTAL QUE O GRADUANDO REALIZE ARTICULAÇÕES ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA ACADEMIA E A PRÁTICA OBSERVADA NOS CONTEXTOS ESCOLARES, OS QUAIS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS SOCIAIS DIVERSAS. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. ASSIM, VISANDO COMPREENDER CRITICAMENTE AS MÚLTIPLAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O DIA A DIA NA ESCOLA RECORREU-SE À TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO DENOMINADA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O ESTÁGIO PROPORCIONOU EXPERIÊNCIAS DEMASIADO SIGNIFICATIVAS, VISTO QUE, PERMITIU COMPREENDER ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E OS POSSÍVEIS DESAFIOS DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA. PORTANTO, ENQUANTO PROFESSORA EM FORMAÇÃO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DEVE ESTAR, CONSTANTEMENTE, RESSIGNIFICANDO-SE E RECONSTRUINDO-SE. ESTA EXPERIÊNCIA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR, ENTRE OUTROS FATORES, AS PARTICULARIDADES DOS SUJEITOS INSERIDOS NA REALIDADE EDUCATIVA - SEUS INTERESSES, TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.