ESTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO O ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA. A MESMA FOI APLICADA A ALUNOS DE UMA TURMA DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. O AMBIENTE DE INTERVENÇÃO SE DEU NA PRÓPRIA SALA DE AULA E A INSERÇÃO DE TAL RECURSO OBJETIVOU AJUDAR OS ALUNOS A DESENVOLVER HABILIDADES GEOMÉTRICAS, COMO TAMBÉM PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS FÍSICAS E LÓGICO-MATEMÁTICAS, OS QUAIS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. FORAM SUGERIDAS ATIVIDADES, SENDO UMA DELAS A DOBRADURA DE UM CISNE, VISANDO FACILITAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS E A FORMALIZAÇÃO DOS CONCEITOS RELACIONADOS AO CONTEÚDO SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE TRIÂNGULOS. APÓS A ATIVIDADE DE DOBRADURA DE UM CISNE ENVOLVENDO ORIGAMI, OBSERVAMOS QUE OS ALUNOS APRESENTARAM MAIOR INTERESSE E GOSTO PELA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA, E A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ENVOLVIDOS SE DEU COM MAIOR CLAREZA. A RAZÃO DE TERMOS PROPOSTO A DOBRADURA DE UM CISNE, ANIMAL, FOI POR NOS PARECER QUE QUANDO SE DISCUTE O TRABALHAR ORIGAMI NO ENSINO DA MATEMÁTICA PENSA-SE APENAS EM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.