O PROCESSO DE ENSINO ENGLOBA UMA SÉRIE DE CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES QUE CONTRIBUI DE MANEIRA DIRETA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO APRENDIZ. POR ESSE MOTIVO TORNA-SE NECESSÁRIO QUE OS EDUCADORES SEJAM CAPAZES DE ADOTAR POSTURAS E MÉTODOS QUE VISEM ALCANÇAR DETERMINADOS RESULTADOS, AFIM DE PROMOVER UM MELHOR DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM SALA. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE MOSTRAR A RELEVÂNCIA DESSE PROCESSO NO ÂMBITO ESCOLAR, ATRAVÉS DE UMA OBSERVAÇÃO REALIZADA EM UMA SALA DO 2º DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL. O PROFESSOR OBSERVADO TEM COMO MÉTODO DE ENSINO UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR, UTILIZANDO MEIOS TECNOLÓGICOS, PROMOVENDO SEMPRE A INTERAÇÃO E O TRABALHO EM EQUIPE ENTRE OS PEQUENOS. FOI AVALIADO UM GRANDE COMPROMETIMENTO DO DOCENTE NO EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E UM NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO FAVORÁVEL PARA UMA TURMA BASTANTE NUMEROSA.