ESTE TRABALHO REFERE-SE A PARTE DA PESQUISA EM ANDAMENTO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS DESTINADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL. ESTE SE ESTABELECE PELOS PILARES DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA DEFINIDOS POR MINAYO (2005). ALÉM DISSO, UTILIZOU-SE DE TRABALHOS DE LOPES E BORGES (2017) SOBRE A TEMÁTICA “POLÍTICAS DE CURRÍCULO” COMO REFERENCIAL TEÓRICO. REALIZOU-SE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED) E ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC) DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES. OBSERVOU-SE QUE PESQUISAS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS AINDA SÃO MUITO ESCASSAZ NO QUE SE REFERE AO ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA ANPED, DO TOTAL DE 121 TRABALHOS APRESENTADOS NO GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APENAS 14 SE REFERIAM A ESTA MODALIDADE. EM SE TRATANDO DO ENPEC, DO TOTAL DE 545 TRABALHOS APROVADOS NAS QUATRO ÚLTIMAS EDIÇÕES APENAS 17 ABORDARAM O TEMA. SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A ANPED EM SUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES APRESENTA CINCO TRABALHOS SOBRE O TEMA, DO TOTAL DE 109 TRABALHOS NO GRUPO DE TRABALHO CURRÍCULO. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE PESQUISAS QUE BUSQUEM ENTENDER O LUGAR DO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO NAS POLÍTICAS CURRICULARES, ASSIM COMO, INVESTIGAR O ENSINO DE CIÊNCIAS OFERECIDO AOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO POSSUEM GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER O PERFIL DO PROFESSOR FORMADO E COMO ESTE PODE ATUAR NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.