O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É PRÁTICA OBRIGATÓRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, SENDO CONSIDERADO UMA ATIVIDADE ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DO MAGISTÉRIO, TANTO NA ETAPA INICIAL QUANTO NA ETAPA CONTINUADA DA FORMAÇÃO. PARA ISSO, BUSCOU-SE CONHECER, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, AS VISÕES DOS ESTAGIÁRIOS, DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS E DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OS REFERENCIAIS DE ANTÔNIO NÓVOA CONTRIBUÍRAM PARA A DISCUSSÃO TEÓRICA DA PESQUISA QUE EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE SE CONSIDERAR O ESTÁGIO COMO UMA ATIVIDADE COLABORATIVA ENTRE FUTUROS PROFESSORES E PROFESSORES EM EXERCÍCIO, DE FORMA A VENCER A RELAÇÃO DICOTÔMICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, PRESENTE NA RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA.