Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DESSA ATIVIDADE FORMATIVA ENTRE SEUS PARTICIPANTES

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É PRÁTICA OBRIGATÓRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, SENDO CONSIDERADO UMA ATIVIDADE ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DO MAGISTÉRIO, TANTO NA ETAPA INICIAL QUANTO NA ETAPA CONTINUADA DA FORMAÇÃO. PARA ISSO, BUSCOU-SE CONHECER, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, AS VISÕES DOS ESTAGIÁRIOS, DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS E DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OS REFERENCIAIS DE ANTÔNIO NÓVOA CONTRIBUÍRAM PARA A DISCUSSÃO TEÓRICA DA PESQUISA QUE EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE SE CONSIDERAR O ESTÁGIO COMO UMA ATIVIDADE COLABORATIVA ENTRE FUTUROS PROFESSORES E PROFESSORES EM EXERCÍCIO, DE FORMA A VENCER A RELAÇÃO DICOTÔMICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, PRESENTE NA RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA.

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